Santa Bárbara d'Oeste , 27 de Novembro de 2014
A Secretaria
Concursos Públicos
Educação Básica
Equipe da Secretaria
Escolas do Município
Formação de Professores
Galeria de Fotos
Legislação/Estatuto/Decretos
Links úteis

Ensino Fundamental

Breve Histórico da Educação de Santa Bárbara dOeste (1971)

Povo culto, é povo civilizado

Assim pensando e, mais ainda, assim sentindo, quis o Prefeito Municipal dar a profundidade de tratamento e a atenção que o problema educacional merece, num sentido amplo, abrangendo todas as esferas e áreas de ensino.

Sendo a criança de hoje o homem de amanhã, o cidadão do futuro, Santa Bárbara d’Oeste, com carinho e zelo, procura cuidá-la desde os primeiros anos de vida, através de unidades especializadas, municipais ou particulares. Note-se que, para um município de 40.000 habitantes, existem escolas, creches, jardins de infância, classes especiais e parques infantis.

Enquadrando-se nas exigências científicas que os modernos métodos exigem e disciplinando a evolução através da atualização de nova sistemática, preconizada pela Lei Federal nº 5692-71, em matéria de ensino, Santa Bárbara d’Oeste deu passo de gigante em curto espaço de tempo.

Para tal atente-se que, quando eleito o atual Prefeito Municipal, já trazia no sangue moço, alimentando uma de suas metas prioritárias, o germe do ensino, pois como professor que é, conhece e sente o problema educacional como força viva no progresso e evolução de um Município, dentro deste São Paulo que se proteja de maneira indomável.

Assim, ciente da gravidade do problema, caso o ensino não fosse dinamizado – em quantidade e qualidade – e inteligente que é, não quis arriscar ou enfrentar sozinho os problemas relacionados, cujas soluções era inadiáveis, pois um fracasso seu, seria o fracasso de toda uma comunidade.

Para tanto, através da Portaria de nº 10-73, de 21-2-73, nomeou uma Comissão Municipal de Ensino, constituída por diretores dos estabelecimentos de ensino da cidade, para, em conjunto, apresentarem sugestões quanto aos problemas específicos existentes.

Não poderia ter sido mais feliz sua intenção, pois não querendo sozinho arcar com tamanha responsabilidade, sendo coerente e honesto em seus princípios, chamou ao seu lado, aglutinando esforços, desinteressados e apolíticos, técnicos no setor de ensino.

E, em pouco tempo, essa medida produziu resultados, pois frutos sazonados foram colhidos. Numa congregação de esforços e entendimentos dos Poderes Constituídos – Estado e Município – beneficiando a população escolar, a municipalidade, no primeiro ano de seu governo, construiu: 4 salas de aula no Grupo Escolar Profª Juvelina de Oliveira Rodrigues; 3 salas de aula na Vila Oliveira e 2 salas de aula no Bairro Mollon.

Em fase de construção temos o prédio para o Ensino Básico – 1º Grau – na Vila Linópolis, em terreno doado pela Municipalidade cujas obras forma orçadas em mais de CR$ 3.000.000,00 pelo FECE.

Já está em poder do FECE um levantamento criterioso a respeito das necessidades do bairro do Jardim Europa, densamente povoado, para construção de escola de 1º grau, em terreno a ser doado pela Prefeitura Municipal.

A reforma total do Grupo Escolar José Gabriel de Oliveira, está em fase de acabamento.

Horário de Funcionamento

7:00 as 12:00 (manhã)
12:30 as 17:30 (tarde)

 

 


Município de Santa Bárbara d'Oeste/SP - Secretaria Municipal de Educação - Rua Graça Martins, 680 – Centro
Telefone: 3464-9449  Fax: 3464-9444    E-mail: educacao@santabarbara.sp.gov.br