A Defesa Civil

  • Defesa Civil
  • Coordenador
  • Histórico
  • Simbologia

Defesa Civil
A Defesa Civil compreende o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas com o propósito de evitar ou minimizar desastres. Estas ações visam, ao mesmo tempo, preservar a população e restabelecer a normalidade do convívio social.

Atuação
Para reduzir os desastres, desde a prevenção até a recuperação, a Defesa Civil desenvolve suas atividades em quatro fases:

Preventiva
Em períodos de normalidade, o órgão trabalha com a elaboração de planos e exercícios simulados, destinados ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do sistema de autodefesa, conforme os riscos de cada região.

Socorro
Os trabalhos desta fase atuam direto nos efeitos da ocorrência e são desenvolvidos com emprego coordenado de pessoal treinado dos vários órgãos envolvidos, conforme planos preestabelecidos. É a fase, por exemplo, da extinção do incêndio, resgate de vítimas, entre outros.

Assistencial
Os trabalhos da fase assistencial constituem-se no abrigo, alimentação e assistência médica à população atingida.

Recuperativa
A fase recuperativa nas obras para reparos dos danos é a mais longa e onerosa. É o período dos investimentos, visando a volta à normalidade da área atingida, recuperando as condições anteriores da vida comunitária.
Neste período, fecha-se o ciclo do atendimento da emergência e inicia-se a prevenção de novos desastres. Em qualquer fase desse trabalho o regime é de cooperação entre os níveis de governo e a comunidade, com aproveitamento máximo dos recursos disponíveis.

 

A Defesa Civil de Santa Bárbara d´Oeste é coordenada por Joaquim Pedro dos Santos, atual presidente do Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil). Entre as suas funções está a elaboração de projetos relacionados às atividades da Defesa Civil, como atividades de conscientização e planos de ação.

 

 

Como desastres normalmente acontecem sem dia e horário marcados a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil dispõe de um  telefone: 199, 24h por dia, para receber as informações e acionar órgãos e recursos necessários para um pronto atendimento às regiões afetadas por desastres e conta com equipes em situações específicas como durante a operação dos Planos Preventivos de Defesa Civil - PPDC, com a parceria de diversos órgãos técnicos como a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Serviço, Secretaria de Segurança e Transito e Defesa Civil (G.P.A)  que realizam vistorias de campo visando preservar vidas humanas, através da remoção preventiva de pessoas em áreas de risco, ou interditando os locais.

Dispõe também de um serviço de monitoramento meteorológico que recebe informações dos radares de Bauru, Ponte Nova (Salesópolis) e de órgãos como o CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia.

Meteorologistas de plantão emitem diariamente Boletins Meteorológicos ou de Alerta à toda rede do Sistema de Defesa Civil, visando prevenir sobre a ocorrência de eventos mais graves, permitindo que algumas providências possam ser antecipadas.

Política Nacional de Defesa Civil (PDF)


O triângulo eqüilátero representa a união de forças, a cooperação de todos, condições essenciais da Defesa Civil.

A base manifesta a segurança, a estabilidade e o bem-estar social, metas de toda Defesa Civil e os outros dois lados simbolizam: um, a prevenção e o outro a ação, que são medidas fundamentais para se manter a segurança da população.

A cor azul traduz a tranqüilidade, o equilíbrio e a serenidade com que age a Defesa Civil.

As duas mãos estilizadas envolvendo o triângulo figuram o amparo, o carinho, o amor, e o cuidado.

A cor laranja é a cor oficial da simbologia internacional da Defesa Civil e significa o calor humano e a solidariedade .

 

 

 

Sesetran - Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara d´Oeste - SP
Rua Curitiba, 259 – Jardim Pérola Tel: (19)3457-9444
E-mail: sesetran@santabarbara.sp.gov.br