Webmail | Intranet
 
 
Notícias

Município terá Viveiro de plantas medicinais
Postado 18/06/2009 às 18:09:09

O resgate do saber popular com vistas à utilização de plantas medicinais entre a comunidade. Esta será a tônica do trabalho coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Secretaria de Promoção Social de Santa Bárbara d’Oeste a partir da produção de um horto medicinal no município. A primeira discussão em torno do projeto da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis ocorreu hoje (18) no Viveiro Municipal, local que vai produzir as plantas e abrigar o banco de sementes.

Participaram do encontro representantes dos dois órgãos coordenadores, do DAE (Departamento de Água e Esgoto) a agrônoma Mônica Tortelli, da Secretaria de Obras, Cleber Canteiro, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas), Lúcia Elena Prando, da Secretaria de Saúde, os biólogos Alexandre Visockas e Rafael Piovesan, a médica Nair Guimarães, representando a Rede de Municípios e o biólogo Renato Calaboni, indicado como coordenador técnico do projeto.

A médica Nair Guimarães defende que o resgate do saber é importante e deve ser feito dentro de um processo coletivo na comunidade. Na prática, as plantas serão cedidas pela população que também será a responsável pelas informações da planta. Para isso, uma ficha foi confeccionada para identificação do doador, histórico e descrições da planta e qual o uso feito pelo doador.

De acordo com Calaboni o trabalho comunitário de compilação das informações contará com duas frentes participativas formadas por adultos, crianças e adolescentes, além da produção de cartilhas e guias. Com o início dos trabalhos, o Viveiro Municipal disponibilizará um profissional responsável pelas plantas. “A Rede (de Municípios Potencialmente Saudáveis) vai trabalhar a população que vai ser o divulgador do conhecimento e do resgate do saber popular”, concluiu a médica.


Responsável: José Roberto Silva(Imprensa)


 




 

 

Município de Santa Bárbara d´Oeste
Paço Municipal: Av. Monte Castelo, 1000 - Jd Primavera
CEP:13.450-901 - PABX: (19)3455-8000

Copyright© 2017