Webmail | Intranet

Notícias

Câncer de mama: Caminhada Rede Rosa reúne 1,2 mil pessoas
Postado 10/10/2016 às 12:01:22

Como parte da programação do Outubro Rosa em Santa Bárbara d’Oeste, neste domingo (9) aconteceu a Caminhada Rede Rosa. Promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer com apoio da Prefeitura, a ação reuniu cerca de 1,2 mil pessoas que apoiaram a causa. O percurso foi do Shopping VIC Center, no Jardim Fernando Mollon, ao Parque dos Jacarandás.

Com o tema "É preciso saber viver”, durante todo este mês a Prefeitura realizará exames de mamografia e de coleta de papanicolau, palestras sobre autoexame, Caminhada Rede Rosa, orientações e o Dia D. O objetivo é conscientizar a população e, em especial as mulheres, sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero.

A superintendente de Administração Geral da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Carla Eliana Bueno, ressaltou que a caminhada também possui o caráter multiplicador das informações sobre o tema. “Gratidão aos que participaram da iniciativa. E mais ainda aos que multiplicarão as informações em prol da prevenção e direitos da saúde da mulher. Vale ressaltar que assinamos uma petição com mil assinaturas sobre a Lei nº 12.732, a Lei dos 60 dias, que assegura aos diagnosticados com câncer o início do tratamento em no máximo 60 dias para o aumento dos índices de cura. Vamos levar as assinaturas numa Comissão Nacional”, enfatizou.

Carla explicou ainda que o Outubro Rosa, para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, deixou de ser apenas sobre o câncer para ser voltado à saúde da mulher, além do seu empoderamento e dos seus direitos. Na ação, as equipes distribuíram laço, leques, folders educativos sobre câncer, cartilha sobre abuso sexual e violência conta mulher e a criança. Foram vendidas 1,6 mil camisetas, no qual o valor arrecado será revertido para compra de cestas básicas aos pacientes para o período natalino. As camisetas continuam sendo vendidas na sede da Rede por R$ 11.

Dia D

O novo Centro Médico de Especialidades terá o Dia D do Outubro Rosa. No dia 15 deste mês, no sábado, das 8 às 11 horas, estão programadas as ações: atualizações do Cartão SUS, solicitações de mamografia, orientações sobre violência às mulheres portadoras de câncer, maquiagem, corte de cabelo para doação, quick massage com fisioterapeuta, orientações sobre o Programa Saúde sem Tabaco e Alimentação Saudável, entrega de folders e laços cor de rosa, exposição de artefatos das pacientes e voluntárias da Rede Feminina, além de apresentação de Dança do Ventre Vivência (9 horas) e Roda de Conversa com profissionais da Saúde (10 horas). O Centro Médico está localizado na Rua Graça Martins, 45, no Centro.

Já nas Unidades Básicas de Saúde haverá solicitação de mamografia, Sala de Espera Ativa sobre o movimento, coleta de papanicolau e orientações sobre Saúde da Mulher. Em algumas empresas do Município também haverá coleta de papanicolau. “Essas atividades devem chamar a atenção e auxiliar no rastreamento para a detecção do câncer em mulheres que nunca fizeram os exames preventivos. Pedimos que as pessoas divulguem e participem deste movimento que é mundial, pois assim teremos mais força para vencer este desafio”, disse a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha.

Mamografia sem fila

Santa Bárbara d’Oeste não possui fila para mamografia. De janeiro deste ano até esta semana foram realizadas 3.523 mamografias. Durante todo o ano o exame pode ser solicitado pelo médico ginecologista no momento da consulta ou pela enfermeira nos horários de acolhimento. Após a solicitação, o agendamento da mamografia é feito pela recepcionista da unidade de saúde na mesma semana. Para agendar o exame, basta que a mulher procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da sua residência ou o Centro de Referência em Saúde da Mulher, localizado na Rua XV de Novembro, 1.157, Centro. Os exames são feitos no Hospital Santa Bárbara.

Fotos: Eduardo Deffanti


Responsável: (Imprensa)


 



 
 

Município de Santa Bárbara d´Oeste
Paço Municipal: Av. Monte Castelo, 1000 - Jd Primavera
CEP:13.450-901 - PABX: (19)3455-8000

Copyright© 2018



 

Siga-nos nas redes sociais

Youtube flickr Instagram Facebook