10 OUT 2005
Comusa visita unidades de saúde do Município
A Secretaria de Saúde levou os integrantes do Conselho Municipal de Saúde (Comusa) para uma visita ao novo Pronto Socorro Dr. Edson Mano, Centro de Saúde Jeber Juabre, Unidade Básica de Saúde Dr. Felício Fernandes Nogueira e Unidade Modular Dr. Afonso Ramos. Dos locais visitados o que provocou questionamentos foi o novo pronto socorro que inaugurado no ano passado, não oferece as mínimas condições de atendimento. Uma série de alterações estão sendo providenciadas pelas Secretarias de Saúde e Obras. Para que as instalações sejam utilizadas deverão ser investidos cerca de R$ 400 mil.

O ex-presidente do Comusa, José Moreira, disse que foi apresentado a Controladoria Geral da União (CGU) irregulares constatadas pelo Conselho, como notas de instalações de aparelhos que não foram colocados no prédio. Entre esses equipamentos estão extintores de incêndio, pias metálicas, ar condicionado enfim. Segundo o secretário de Saúde, Dr. Carlos Alberto Cavalcante, para equipar o novo Pronto Socorro será necessário aproximadamente R$ 600 mil.

Ao Comusa foram apresentadas as obras que já foram promovidas como a colocação de ralos no chão, pias, tanque para lavagem de roupas, portas, vidros e as que ainda precisam ser feitas, como por exemplo, um elevador ligando o piso inferior ao superior, para a transferência dos produtos que serão descartados (lixo) e reforma da rampa de acesso para possibilitar a passagem das macas.

No Centro de Saúde Jeber Juabre foram apresentados os ambulatórios e todo o serviço de prevenção realizado pela Secretaria de Saúde, além das alterações físicas que estão sendo promovidas no local. Passam pelo Centro de Saúde em torno de 600 pacientes por mês. "Hoje, quando o Centro de Saúde abre, às 7 horas, os pacientes são acolhidos por uma assistente social e uma enfermeira, que presta todo o apoio antes do atendimento médico", contou a assistente social Ângela Galter. "Estamos vendo que muita coisa já mudou. Tudo que está sendo feito é louvável. Vemos que esse trabalho de humanização da Secretaria de Saúde está dando certo", disse o presidente do Comusa, Antonio Martignago, após a visita no Centro de Saúde.

Os conselheiros puderam verificar também a área mais antiga, inaugurada em 1996 e a mais nova, inaugurada em 2000, da Unidade Modular Dr. Afonso Ramos. A parte mais nova também precisa passar por alterações antes de ser colocada em funcionamento, já que não contempla as necessidades para atendimento. Essas alterações devem ficar em torno de R$ 800 mil reais e Secretaria de Saúde terá ainda que comprar os equipamentos.

O secretário de Saúde, Dr. Cavalcante disse que recebeu na semana passada nova visita de um técnico da Secretaria de Estado da Saúde, Dr. Edson Kenji. As Secretarias de Estado, Municipal de Saúde e a Unicamp estão desenvolvendo um projeto com o objetivo de transformar a Unidade Dr. Afonso Ramos em um Hospital Dia. A Secretaria de Estado da Saúde está fazendo um estudo da demanda de atendimento que envolve as cidades da região, atendidas pela DIR 12 e 15. Pelos estudos preliminares, essa região envolve cerca de quatro milhões de habitantes. Já a Secretaria de Saúde do Município irá apresentar um estudo do custo e relação de equipamento para a viabilizar desse projeto. A Unicamp avalia a estrutura física e que tipo de atividade pode ser realizada.

"A Secretaria de Saúde vai ter que gastar muito para colocar tudo em ordem", concluiu o presidente do Comusa, Antonio Martignago. Ele disse ainda que estão discutindo muito a parceria da Secretaria de Saúde com a Unicamp, que segundo o presidente do Comusa, será muito bem-vinda.

"Acho que o conselheiro deve saber bem sua função. Não acho que devemos chegar em um postinho e ir entrando sem autorização. Temos que respeitar as pessoas que estão sendo atendidas, os funcionários e nunca nos esquecermos que existem regras para evitar contaminação e transmissão de doenças", expôs um dos membros do Conselho, Lisette Maria Carvalho e Silva. A opinião foi endossada por outros membros do Comusa, sendo que um deles ainda propôs um curso de capacitação para que os novos membros do Comusa sejam orientados sobre suas funções.

O secretário de Saúde, Dr. Cavalcante disse ao final da visita que a manhã foi extremamente proveitosa e os conselheiros puderam ter uma noção de como funcionam as unidades de Saúde. "Os conselheiros puderam conhecer um pouco do nosso trabalho e dos nossos projetos e foi ainda oportuno para eles verem a má aplicabilidade dos recursos em gestões anteriores", concluiu o secretário.