19 DEZ 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Prefeito Rafael Piovezan entrega nova Central de Processamento de Materiais Recicláveis

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, entregou oficialmente nesta segunda-feira (19) a nova Central de Processamento de Materiais Recicláveis. O evento contou com a presença de autoridades, imprensa, convidados e cooperados da Recicoplast, cooperativa que assumirá o novo espaço, ampliando sua estrutura e capacidade de gerenciamento. Com investimento de mais de R$ 1,4 milhão, o novo galpão está localizado entre as ruas Pastor José Milanez, Joaquim Martins e Antônio Cardoso, no Jardim dos Manacás, em obra que apresenta um importante conceito de sustentabilidade, com uso de mais de 30 toneladas de resíduos recicláveis na concretagem do piso do local.

Nos últimos anos, a coleta seletiva foi ampliada significativamente em Santa Bárbara d’Oeste. Antes deste barracão, em 2019, a Prefeitura construiu um barracão no Parque Industrial Bandeirantes - em utilização pela cooperativa Juntos Somos Fortes.

Segundo o prefeito, a quantidade reciclada no Município foi ampliada em 20 vezes nos últimos anos. “É importante dizer que essa nova Central tem 700 m², permitindo que a produção de todos os cooperados seja ainda maior. O trabalho em conjunto entre Prefeitura, Recicoplast e a Juntos Somos Fortes, a outra cooperativa que existe na cidade e instalada em um barracão entregue por nós em 2019, permitiu chegarmos a 230 toneladas de materiais reciclados mensalmente em Santa Bárbara. É um impacto muito relevante na natureza, no meio ambiente e na sustentabilidade”, comentou Rafael Piovezan.

Feliz com a cerimônia, a presidente da Recicoplast, Isabel Aparecida Antunes da Silva, a Bel, enfatizou que o ‘Papai Noel’ chegou mais cedo para todas as famílias dos cooperados e agradeceu ao prefeito e demais envolvidos na entrega do novo galpão. “É uma vitória, um impacto muito grande para nós. Agora dá para trabalhar mais famílias, armazenar mais material. Podemos dar mais dignidade aos cooperados e colocar mais 10 famílias aqui. Já estou até vendo as pessoas trabalhando com sorriso no rosto podendo ter dinheiro para pagar aluguel e comprar presentes pros filhos”, comentou.

Rafael frisou ainda que a Administração Municipal segue trabalhando para melhorar a vida dos barbarenses. “Para quem trabalha aqui vamos ampliar a capacidade deles também de sonhar com tudo aquilo que a vida pode oferecer para os seus filhos que vão estudar e avançar nos estudos e ter uma casa própria. É uma mudança de concepção importante representada neste novo barracão, mas que também tem por trás todo um trabalho de assessoria da Secretaria de Meio Ambiente e os convênios que nós temos também com as duas cooperativas”, complementou o prefeito.

Estiveram presentes o vice-prefeito, Felipe Sanches, secretários municipais, diretor-superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto, Laerson Andia Jr., ex-prefeito de Santa Bárbara, Denis Andia, representante da Rede Solidária – Comitê Piracicaba, Celia Regina Carlin, superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani (Mimo), representante da Conspek Construtora, Joaquim Ferreira Rodrigues, vereadores Carlão Motorista, Celso Ávila, Esther Moraes, Jesus Vendedor, Júlio César – Kifú e Reinaldo Casimiro.