28 FEV 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Laboratório a céu aberto: CESB recebe os primeiros alunos da rede municipal de Santa Bárbara

O CESB (Centro Ecológico de Santa Bárbara) recebeu nesta terça-feira (28) seus primeiros alunos. É com o contato com a terra, interação com o Meio Ambiente e atividades lúdicas e interativas que as crianças são apresentadas a um novo mundo. Inaugurado no fim de 2022 pelo prefeito Rafael Piovezan, o CESB oferece aos barbarenses de todas as idades um verdadeiro laboratório a céu aberto.

Os antigos “Parque Ecológico” e “Viveiro Municipal” foram transformados e agora dão espaço aos novos projetos de Educação, Meio Ambiente, Saúde e Segurança. Os alunos da “Gessi” foram apenas os primeiros que tiveram contato com o espaço didático de ciências que disponibiliza atividades e experimentos em áreas como ecologia, biologia, meio ambiente e sustentabilidade, promovendo a conscientização ambiental e a formação de cidadãos mais críticos e responsáveis pelo meio em que vivem.

A primeira oficina realizada teve o tema “Com as mãos na terra”. “Bichinhos de Jardim”, “Semeando a Água”, “Fauna Silvestre e Sinantrópica”, “Resíduos Sólidos e Compostagem” e “Arborização Urbana” serão temas que nortearão todas as oficinas, pensadas e planejadas de acordo com a escolaridade e faixa etária dos estudantes, atendendo da educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

“Santa Bárbara d’Oeste vive um momento histórico, de franco desenvolvimento nos mais variados segmentos da gestão pública. É pelo fato de avançarmos e consolidarmos às questões básicas que proporcionamos este significativo avanço, com o Centro Ecológico. Proporcionamos às crianças a oportunidade de se apropriarem das questões ambientais e construírem um futuro melhor e mais sustentável, sendo os grandes vetores de transformação da sociedade”, afirmou o prefeito Rafael Piovezan.

O cronograma de atividades no CESB avançará nas próximas semanas, marcando a memória das crianças com novas vivências e aprendizagens, na linguagem e ludicidade delas. O CESB (Centro Ecológico de Santa Bárbara) “Eliza Marconi Romano” atenderá alunos de escolas públicas, privadas e instituições de forma gratuita e está localizado na Rua da Cachoeira, 1220, no São Joaquim.