09 MAR 2023
Reforço: Educação inicia aulas para potencializar aprendizagens com novidades
Os alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d´Oeste contam este ano com aulas estratégicas de Português e Matemática para garantir a construção de conhecimentos que ajudem a desenvolver competências e habilidades de acordo com o ano escolar em que os alunos estão matriculados. É o Projeto de Recomposição de Aprendizagens que foi retomado no começo de março com novidades: professores exclusivos e formação continuada específica.

Atualmente cerca de 1.200 alunos da 1º à 5º ano participam das aulas no contraturno escolar. O objetivo é que os alunos sejam atendidos em suas necessidades garantindo uma educação de qualidade para todos.

Instituído em 2022, visando garantir a alfabetização de crianças que sofreram o impacto da pandemia no momento que aprenderiam a ler e a escrever, o Programa traz neste ano 27 professores específicos que participaram de formação no mês de fevereiro, tanto para a alfabetização, quanto para o letramento matemático. Os encontros dos educadores prosseguirão mensalmente para troca de experiências, novos conhecimentos e adequações pedagógicas com foco na aprendizagem.

Além disso, os alunos participam neste ano de turmas de acordo com as necessidades identificadas durante os atendimentos: sistema de escrita alfabética, compreensão leitora e produção textual, sistema de numeração decimal e situações problemas (números e operações).

As atividades oferecidas nas aulas buscam desenvolver habilidades e competências para potencializar a aprendizagem. As turmas têm no máximo dez alunos e abrangem as 25 escolas municipais que oferecem o Ensino Fundamental.

A Rede Municipal de Ensino atende mais de 16 mil alunos em 54 unidades escolares. “O investimento constante nas formações dos professores e profissionais da Educação, considerada prioridade pelo prefeito Rafael Piovezan, possibilita o acesso dos alunos ao que há de mais atual e assertivo na Educação, para garantir o desenvolvimento deles como pessoas e cidadãos”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.