27 ABR 2023
SAÚDE
Santa Bárbara promove dia de mobilização contra o Aedes aegypti neste sábado na Praça Central

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (29) um dia de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana. A iniciativa ocorrerá das 8h30 às 12 horas na Praça Central, onde uma estrutura será montada para exposição e orientações sobre o tema.

No local, uma equipe do Setor de Combate de Vetores do Departamento de Vigilância em Zoonoses, realizará diversas orientações e distribuição de materiais informativos sobre medidas a serem adotadas para prevenção das arboviroses urbanas transmitidas pelo mosquito vetor Aedes aegypti. A ação faz parte da adesão do Município à 6º Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti - “A Luta É de Todos Nós!” - iniciativa promovida pela EPTV Campinas, em parceria com as prefeituras da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Ações

Paralelo à Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti, o Setor de Combate de Vetores segue com as ações intensificadas no combate ao mosquito Aedes aegypti em várias regiões do Município. O trabalho ininterrupto tem o objetivo de eliminar os focos do mosquito e consequentemente diminuir os riscos de transmissão da dengue e de outras arboviroses, por meio de visitas casa a casa para vistoria dos imóveis e orientação aos moradores e nebulização em áreas com casos confirmados ou suspeitos.

Outras ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são realizadas durante todo o ano no Município. Além dos serviços descritos, também são promovidas: visitas aos Pontos Estratégicos (locais com alta probabilidade de proliferação de mosquitos, como ferros-velhos, borracharias, recicladores, floriculturas, cemitérios, entre outros); Avaliação de Densidade Larvária (ADL), atividade que consiste em visitar imóveis sorteados em toda área urbana do município para estimar o grau de infestação de mosquitos; monitoramento entomológico com uso de ovitrampas (armadilhas para ovos de mosquito); e visitas em Imóveis Especiais (locais com grande circulação de pessoas, como escolas, unidades de saúde, supermercados, shoppings, centros comunitários, igrejas, entre outros).

Prevenção

Além das ações realizadas pela Prefeitura, é fundamental que o cidadão tenha alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito. É dever de todos eliminar os criadouros.

- Utilizar tampas e telas para vedar baldes e tambores de armazenamento de água;

- Armazenar objetos em local coberto, ou descartar, de forma adequada, o material que não vai mais utilizar. O Município dispõe de Ecopontos e do serviço de coleta de resíduos regular;

- Limpar as calhas e caixas d'água;

- Não armazenar pneus e garrafas em local descoberto;

- Não deixar plantas na água, utilizando sempre vasos com terra;

- Verificar a drenagem dos vasos de planta, para que não acumulem água;

- Não utilizar pratinhos embaixo dos vasos;

- Evitar bromélias, em centros urbanos, pois elas também servem como criadouro de Aedes aegypti;

- Usar telas nas caixas d'água;

- Limpar e fazer o tratamento adequado nas piscinas.

Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas e dores no corpo, o cidadão deve procurar pela unidade de saúde mais próxima de casa e não se automedicar - já que alguns medicamentos podem agravar o quadro.

Para mais informações, o cidadão deve entrar em contato com o Setor de Combate de Vetores pelo telefone 3463.8099 ou pelo e-mail: ccz.saude@santabarbara.sp.gov.br