04 MAI 2023
Guarda Municipal passa a contar com mais uma nova viatura Zero KM

Os investimentos em Segurança Pública são contínuos em Santa Bárbara d’Oeste. Nesta semana mais uma viatura Zero KM reforça a frota da Guarda Municipal, passando a operar em patrulhamentos e ações da corporação. Nos últimos dias mais 3 motos Zero KM também entraram em operação.

A Administração Municipal do prefeito Rafael Piovezan já adquiriu 8 novas viaturas Zero KM – e outras 4 já estão com processo de compra em andamento –, 3 novas motocicletas Zero Km, 360 uniformes completos (calças, camisas, camisetas, bonés, jaquetas e tarjetas de identificação), 60 granadas, 3 fuzis (556), 23 pistolas (.40), 6 carabinas (CTT 4.0), munições de vários calibres, kit traje antitumulto e escudo. Também houve a ampliação do sistema de videomonitoramento, com atuais 236 câmeras instaladas pelo Município e processo de compra de mais 88 câmeras. Novos guardas foram contratados, totalizando 61 novos profissionais.

Bons índices alcançados

Santa Bárbara d’Oeste registrou queda em furtos e roubos no primeiro trimestre de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022. Os dados são oficiais e foram apresentados no relatório estatístico da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

O número de roubos teve queda de 23% e o de furtos queda de 13% (maior índice da região). Os dados vão ao encontro de outros índices alcançados pelo Município, que apontam Santa Bárbara d’Oeste com as menores de taxas de delito por 100 mil habitantes na região durante o ano de 2022 e a cidade mais segura do Estado de São Paulo de acordo com o Instituto Sou da Paz em 2021 - ranking que avalia 141 cidades com mais de 50 mil habitantes.