05 MAI 2023
Secretaria de Educação recebe 1ª Roda de Leitura do Projeto Jaê

O Projeto Jaê – Educação para a equidade, realizou a primeira roda de leitura na Secretaria de Educação na quinta-feira (27). O convite foi aberto a todos os funcionários da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é ampliar o repertório literário de autoras/es negras/os e compartilhar percepções estéticas sobre as obras literárias lidas, por meio de conversas. O Projeto Jaê é uma parceria do Município com a Comunidade Educativa CEDAC.

A obra literária discutida no encontro foi “Quando me descobri Negra”, de Bianca Santana. O livro conta sobre a história de Bianca, mas também sobre as de várias outras mulheres negras de todo o Brasil que, tomando conhecimento sobre seu projeto através das redes sociais, enviaram relatos pessoais, posteriormente transformados por Bianca para sua linguagem literária.

As mediadoras de leitura foram Valdenice Cardoso César e Maricélia Xavier, que realizaram um momento cultural antes da leitura, com a presença do Michael e sua esposa Flávia, ele, nascido em Serra Leoa, África Ocidental e que hoje mora em Santa Bárbara e tem dois filhos matriculados na Rede Municipal de Ensino. Ele falou sobre Gana, país africano, e que era uma região que ficava no centro do comércio de negros destinados à escravidão.

Após esse momento cultural, os participantes levaram um exemplar emprestado para suas casas para lerem e através de um grupo de whatsApp vão compartilhar suas experiências e impressões literárias sobre a obra e o encontro. As próximas rodas de leitura na Secretaria de Educação serão realizadas nos dias 25 de maio e 22 de junho. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação pelo telefone (19) 3464. 9449, com Jeanette ou Juliana Ramos.