16 MAI 2023
Prefeitura de Santa Bárbara inicia nova turma do Programa “Saúde sem Tabaco”

Interessados para novos grupos podem se inscrever nas Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou nesta segunda-feira (15) uma nova turma do Programa “Saúde sem Tabaco”. A reunião, promovida no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), contou com acolhimento, preenchimento das fichas e aplicação de testes para avaliação do grau de dependência à nicotina e motivação de cada participante. No dia 31 deste mês, é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, data que traz importantes reflexões e reforça o alerta aos tabagistas sobre a necessidade de abandonar o vício do cigarro.

Essa é a segunda turma do Programa em 2023. A iniciativa tem o objetivo de ajudar as pessoas a deixarem de fumar, com encontros semanais todas às segundas-feiras no CEO. Na próxima semana terão início as reuniões motivacionais. Na sequência os pacientes serão encaminhados para consulta médica e avaliação bucal e posteriormente participarão de reuniões terapêuticas e de manutenção, com previsão de finalização do grupo em agosto.

Sob a coordenação do NAC (Núcleo de Ações Coletivas), da Secretaria de Saúde, o programa existe há 11 anos e conta com apoio de uma equipe multidisciplinar, oferecendo de forma gratuita apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de assistência social. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo.

No Município, os interessados em se inscrever para novas turmas do Programa “Saúde sem Tabaco” devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.