30 MAI 2023
Prefeito Rafael Piovezan prestigia abertura da exposição “110 anos da Escola Gabriel”
O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, prestigiou na noite desta segunda-feira (29) a abertura da exposição “110 anos da Escola Gabriel”, que celebra aniversário do primeiro Grupo Escolar de Santa Bárbara d’Oeste, a Escola Estadual “José Gabriel de Oliveira”. A exposição, que tem entrada gratuita, pode ser visitada até o dia 30 de junho no Museu da Imigração, localizado na Rua João Lino, 371, no Centro.

A exposição “110 anos da Escola Gabriel” traz informações e imagens que remetem desde o início das discussões sobre a construção da centenária escola barbarense, passando por sua inauguração, reforma e tombamento, comemorações, registros e até curiosidades. Há um quadro, em especial, que traz as fotos das turmas formandas deste ano, dos 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A pesquisa histórica para ilustrar os principais fatos e evolução da escola foi realizada pela equipe do Centro de Memórias “Historiador Antonio Carlos Angolini”, mantido pela Secretaria de Cultura e Turismo, além do apoio de membros da escola.

“O que há de mais importante neste momento, da abertura da exposição, é a história. A escola ‘Gabriel’ é um exemplo de que uma cidade se constroi com várias mãos. Valorizamos a história e guardamos, com carinho e respeito, a recordação de todos aqueles que, com muito esforço, caminharam lá atrás para chegarmos ao dia de hoje. Celebrar os 110 anos é valorizar tudo o que foi feito e renovar o olhar para o futuro”, comentou o prefeito Rafael Piovezan.

Participaram também da abertura da exposição o vice-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Felipe Sanches, o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, o dirigente regional de Ensino, Haroldo Ramos Teixeira, a diretora da Escola Estadual “José Gabriel de Oliveira”, Viviane Jordão Moro, o vice-diretor da unidade, Álvaro Henrique Ribeiro, a coordenadora pedagógica da escola, Mirian Forti, o ex-prefeito José Maria de Araújo Junior, o historiador Antonio Carlos Angolini, além de alunos, ex-alunos e convidados.

Escola

Tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo) em 2010, a escola estadual atende a 420 alunos, divididos em 14 classes de Ensino Fundamental II, nos períodos matutino e vespertino. O período noturno é reservado para quatro classes da EJA, composto por 64 alunos matriculados. Já o quadro de funcionários, conta com 62 colaboradores, entre eles: professores, assistentes administrativos, cozinheiros e auxiliares de limpeza, além da direção, vice-direção e coordenação.

Seu prédio é conhecido pela simetria das alas e as salas de aula que ficam em frente a um belo jardim no pátio interno. A presença de uma árvore flamboyant centenária, localizada no fundo da quadra de esportes, ainda hoje, é um espaço especial para os funcionários e educandos.

Patrono

José Gabriel de Oliveira e Souza, barbarense, nasceu em 8 de outubro de 1852 e faleceu aos 86 anos. Filho de Antonia Ferraz de Souza Campos e Antonio Theodoro de Oliveira e Souza, estudou e se dedicou à carreira comercial no estabelecimento de seu pai. Foi chefe do Partido Republicano Paulista, juiz de paz, inspetor de ensino, presidente da Câmara Municipal e prefeito de 1914 a 1926.

Conseguiu grandes obras para a cidade, entre elas, a construção do Grupo Escolar Santa Barbara, da Praça Central, da Casa de Câmara e da Cadeia Pública (hoje Museu da Imigração), implantação da energia elétrica, instalação da Usina Santa Bárbara, além de doar terras e se empenhar na construção do ramal ferroviário; também influenciou obras, como a Cia. Fiação e Tecelagem Santa Bárbara e a Cia. de Estrada de Ferro e Agrícola de Santa Bárbara.

A Praça “Tenente Antonio Theodoro de Oliveira e Souza”, que abria a unidade escolar, recebeu em 2020, pela Prefeitura, diversas obras de melhorias, como a recuperação do piso, instalação de intertravados, paisagismo e nova iluminação.

Antonio Theodoro de Oliveira e Souza foi o pai de José Gabriel de Oliveira e primeiro presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, em 1869, ano em que o Município emancipou-se politicamente de Piracicaba.