31 MAI 2023
Educação: Projeto SER atende mais de 50 crianças no Cruzeiro do Sul
Atividades físicas, dança, música, arte e brincadeiras. O Projeto SER (Socialização, Educação e muita Recreação) preenche as tardes das crianças matriculadas na Emefei “Anália de Lucca Furlan”, no Cruzeiro do Sul, de alegria, energia e desenvolvimento. Ele é realizado em um espaço próximo à escola, reformado e adaptado para atender as propostas do projeto, que é realizado pela Secretaria da Educação em parceria com a ABE – Casa da Criança, responsável pela gestão.

O Projeto SER é um projeto de complementação educacional com oficinas de esportes, artes, danças, música e atividades físicas oferecidas aos alunos da Emefei “Anália de Lucca Furlan”, no Cruzeiro do Sul, no contraturno escolar. O objetivo é oferecer atividades lúdicas, além de almoço e lanche da tarde para até 50 alunos, complementando o atendimento escolar e o desenvolvimento integral das crianças.

Com realização da Secretaria de Educação, o SER tem gestão da Casa da Criança, contratados após chamamento público. As oficinas são oferecidas por meio de monitores e oficineiros e organizadas por faixa etária. O desenvolvimento do projeto é monitorado e avaliado pela equipe da Secretaria de Educação.

O projeto atende crianças do Jardim I ao 5º ano do Ensino Fundamental, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 16h30. A Prefeitura transporta os alunos da escola até o local do projeto, localizado na Rua Jornalista Joaquim Pereira de Arruda, 172, no Cruzeiro do Sul. O investimento na reforma e adaptação do espaço foi de R$ R$ 872.973,40 em recursos próprios da Prefeitura.

“O SER oferece atividades como dança, música, arte e atividades físicas, além de almoço e o lanche da tarde, ocorrendo no espaço da antiga base da Guarda Municipal no Cruzeiro, um prédio que foi totalmente transformado e que hoje é palco de diversas brincadeiras e de todo o amor das nossas crianças. Parabenizo toda a equipe da nossa Secretaria de Educação, da Casa da Criança e todos os profissionais envolvidos no projeto. O bem-querer de todos para cuidar das nossas crianças é a semente que vai construir um futuro melhor da nossa cidade”, comentou o prefeito Rafael Piovezan.

“O SER é muito importante pois oportuniza novas experiências através da arte, atividades recreativas, brincadeiras, em que as crianças aprendam e se desenvolvam, longe das telas. O aprendizado ocorre por meio de brinquedos não estruturados, da comunicação com o espaço, com a natureza, com a construção artística, de outras formas além do ambiente escolar. É uma ação preparada com muito carinho e cuidado para elas se desenvolverem brincando”, acrescentou a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

O Projeto SER foi iniciado no dia 25 de março com a integração das famílias dos alunos atendidos e da equipe de gestão. Os atendimentos aos estudantes começaram no dia 27 de março. Os alunos participantes do projeto foram selecionados de acordo com manifestação de interesse, critérios sociais, e/ou por se interessarem por atividades coletivas e jogos colaborativos, entre outros, em um trabalho conjunto entre a direção da escola, Serviço Social da Secretaria de Educação e NAS (Núcleo de Assistência Social) da região. Os pais ou cuidadores interessados no Projeto SER podem entrar em contato na direção da escola ou no próprio espaço para o preenchimento de vagas quando estiverem disponíveis.