03 MAI 2024
SAÚDE
Novo Complexo Regional do Pérola registra mais de 3,3 mil atendimentos em 15 dias

Entregue pelo prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, no dia 15 de abril, o Novo Complexo Regional de Saúde do Jardim Pérola já registrou mais de 3,3 mil atendimentos em 15 dias de funcionamento. Foram 781 consultas médicas e outros 2.560 atendimentos e procedimentos, entre enfermagem, serviço social, odontologia, farmácia e vacinação. A unidade é uma das maiores estruturas da Saúde Pública do Município, com quase 1.000 m² de área construída.

Localizado na Rua do Couro, 725, Jardim Pérola, o Complexo Regional de Saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. O espaço reúne oito consultórios, sendo quatro de clínicos gerais, dois ginecológicos e dois pediátricos, além de consultório odontológico, sala de acolhimento, farmácia, ampla sala de vacinas, sala para curativos, sala de procedimentos, sala de inalação, sala avançada de observação com leitos e acesso com cobertura para ambulâncias.

Há ainda ampla recepção e sala de espera, sanitários adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais e ostomizadas, salas multiuso, apoio administrativo e apoio para funcionários. O prédio é inteiramente climatizado, conta com iluminação interna e externa com lâmpadas LED, energia solar com placas fotovoltaicas, produzindo energia renovável, limpa e sustentável.

A estrutura e o atendimento da equipe surpreendeu os pacientes. “O atendimento está sendo ótimo e o lugar é maravilhoso. E toda equipe está de parabéns, são muito educados com a gente. Gostei de tudo”, disse o aposentado Anisio Domiciliano de Souza, 68, morador do Jardim Pérola, que trouxe seu neto Kayo Henrique de Souza, 9, para vacinação de rotina. A mesma opinião é compartilhada pela costureira, Ivete de Oliveira Branco Mariano, 69 anos, moradora da Cidade Nova. “É a primeira vez que venho e está excelente. Estou maravilhada, pois tem atendimento até demais, perfeito”, disse.

Local abre para vacinação e consultas agendadas neste sábado (4)

O Novo Complexo Regional de Saúde do Jardim Pérola estará aberto neste sábado (4) para mais um dia vacinação. Das 8 às 15 horas, qualquer cidadão do Município poderá comparecer à unidade para atualizar as cadernetas de vacinação. No período, também haverá consultas com médico endocrinologista adulto e dentista, além de exame de mamografia e coleta de papanicolaou, todos pré-agendados ao longo da semana pela equipe da Secretaria da Saúde.

Com foco nas pessoas de todas as faixas etárias, não vacinadas ou com esquemas incompletos de acordo com o Calendário de Vacinação, a iniciativa visa ampliar o acesso e a cobertura vacinal, além de incentivar a cultura da imunização e disseminar ações educativas de saúde entre a população. Os demais atendimentos têm o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços e reduzir o tempo de espera para algumas especialidades.

Na unidade, os públicos-alvo das Campanhas de Vacinação contra a Gripe e da vacinação contra a dengue também poderão receber os imunizantes.

Vale ressaltar que, atendendo recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, a vacinação contra a Influenza (gripe) foi ampliada para toda a população acima de seis meses de idade, desde quinta-feira (2) em Santa Bárbara d’Oeste.

Já a vacina contra a dengue está disponível para crianças de 10 a 14 anos. As iniciativas seguem as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, que definem o público-alvo a ser vacinado.