O 2º “Concurso Multicultural – Combate ao Trabalho Infantil – 2024” recebeu 805 inscrições de alunos, 113 de escolas públicas municipais e 692 de escolas públicas estaduais de Santa Bárbara d’Oeste. O prazo encerrou-se no dia 1º de abril.
O objetivo do Concurso, realizado desde 2023 pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), é fomentar a construção de uma reflexão crítica envolvendo crianças, adolescentes, famílias e educadores em tecer novas perspectivas de futuro em torno da arte, bem como novas perspectivas de oportunidades e acesso aos direitos a todas as crianças e aos adolescentes e ainda possibilitar aos estudantes e escolas a concorrerem a prêmios.
São 181 alunos inscritos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, que seguiram a temática - “Na minha idade brinco, estudo e dou trabalho”. As inscrições de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, desenvolveram a temática - “É certo trabalhar na minha infância?” totalizando 444. E foram 180 inscrições de alunos da 1ª a 3ª série Ensino Médio – que realizaram os trabalhos no tema - “O que deve ser feito para acabar com o trabalho infantil?”.
Os alunos puderam escolher as áreas que desenvolveram os temas. A mais procurada do total foi a de desenho, com 432 inscrições, seguida de redação – com 215 inscrições, depois 106 inscrições para poesia e 52 para música.
Conforme regulamento, os trabalhos foram enviados pela escola no e-mail concurso.cmdcasbo@gmail.com, apenas com a identificação do número da inscrição, até 24 de maio. Os primeiros colocados em cada categoria participarão de evento de premiação no dia 18 de junho, às 19 horas, no anfiteatro “Detinha Dagnoni”, no Paço Municipal.
Serão premiados os três primeiros colocados em cada área e categoria. As escolas que tiverem alunos premiados em 1º lugar também serão contempladas.
Os prêmios são: 1º lugar – um aparelho de celular, 2º lugar – um smartwatch e 3º lugar – um fone de ouvido sem fio. As escolas serão premiadas com um Echo dot.
Confira os jurados que avaliaram os trabalhos por categoria e em ordem alfabética:
DESENHO:
- André Queiroz
Desenhista, arquiteto, designer de Interiores e artista plástico, restaurador. Leciona aulas de desenho artístico há 22 anos. Criador do curso de desenho artístico, em Santa Bárbara d'Oeste. Tem projetos de arquitetura e design no Brasil e no exterior e é defensor do patrimônio arquitetônico do Brasil e da causa animal.
- Luciano Oliveira - “Lutão”
Músico, compositor, ator e professor licenciado em arte. Atua como Professor Especialista em Currículo do “Núcleo Pedagógico Antonio Matarazzo” da Diretoria de Ensino de Americana.
- Walcirlei César Siqueira
Professor/artista visual. Fundador da escola de arte “STUDIO ART”. Professor da Prefeitura de Americana, atua com oficinas e cursos independentes.
MÚSICA:
Abner Santos
Cantor, compositor e escritor. Atua há 10 anos como cantor e há 6 anos como escritor e palestrante. Tem álbum musical lançado e é autor de 3 livros. Já percorreu mais de 170 cidades em 13 estados brasileiros com palestras e shows.
Giovanni Bonfim
Músico, arranjador, compositor e intérprete. Tem licenciatura em Música na FAMOSP, Regência no Conservatório Dramático Musical de Tatuí e Trilha Sonora na Academia Internacional de Cinema. Fundou a Orquestra Barbarense de Violas, foi regente do Coral Municipal de Santa Bárbara por 12 anos, ministrou aulas de música nos Centros Culturais da Prefeitura. Foi Secretário Municipal de Cultura entre 2010 e 2012. Participou de gravações como músico e arranjador e atualmente empreende como agregador de músicas para Internet, distribuindo músicas de artistas independentes nas plataformas digitais de streaming.
Paulo César Bellan
Maestro, compositor, arranjador, professor de música e cantor e discípulo do Maestro Eleazar de Carvalho o criador da OSESP. Sócio-proprietário da BELLAN_Escola de Música e Arte, criador do Coral Municipal de SBO; criador do Projeto Ninho Musical, criador da Camerata da Unicamp a convite do Maestro Benito Juarez. Foi professor de música do NEI da Fundação Romi por 28 anos, professor de oratória, maestro convidado oficial de várias orquestras brasileiras e do exterior, realizou palestras nas mais diversas faculdades da região e realiza master classe e workshop de música no Brasil e exterior.
POESIA:
Gleice Santana.
Assistente Social, pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva; em Políticas públicas no contexto SUAS, Especialista em Saúde Mental e Cognição e Especializanda em Logoterapia e Análise Existencial. Cursa psicologia e atua na Casa da Criança há 12 anos.
João Marcelo Hansser
Escritor, Professor, Jornalista, Produtor Cultural e Audiovisual Formado em Letras, atua como Professor de Língua Portuguesa e Inglesa. formado em Produção Cultural pelo Lume Teatro, Idealizador do Coletivo Casa Dois João. Lançou seu primeiro livro infantil em 2021, “HISTÓRIAS DE MONTAR - QUAL SEU VASO e desenvolve roteiros e produções Audiovisuais em Documentários e Curtas pela Lei Paulo Gustavo.
Mariana Theodoro De Macrhe
Graduada em Letras, cursou Ensino de Português, Literatura e Redação, lecionou por 14 anos e é coordenadora geral na Rede Estadual de Ensino. Atua com correções do ENEM e literatura.
REDAÇÃO:
Anderson Junque
Jornalista, escritor, palestrante, fotógrafo e professor. Mestre em Educação, pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e graduado em Tecnologia em Processamento de Dados e Comunicação Social (Jornalismo). É apresentador na TV Todo Dia, integra Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Epistemologia da Universidade Federal de São Carlos. Autor do livro "Fotografia documental e Educação - contribuições teórico-práticas às relações étnico-raciais". Professor de Televisão no Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana. Palestrante no projeto “Cultura nas Escolas” sobre a relação entre a Fotografia Documental e a Educação.
Daniela Taranto Carosi Lourenço
Professora de Língua Portuguesa há 16 anos. Já integrou a banca de corretores de redação da Unicamp. É Professora Especialista em Currículo - Diretoria de Ensino Região de Americana.
Fernanda Cristina Martignago Buck
Graduada em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Literatura, Pedagoga, Neurocientista, Especialista em Metodologias Ativas na Docência, autora do artigo Metodologias Ativas na Educação e a necessidade de mudanças na prática pedagógica e cultura digital, publicado no livro Entrelinhas da Educação. Há mais de 20 anos na Educação é orientadora educacional do Colégio Antares, em Americana.
|
Ficha de Inscrição (até 01/04/2024)
|
|
Vejam os trabalhos apresentados no 2º Concurso Multicultural em 2024
|
|
|
|
|
|
Vejam os trabalhos apresentados no 1º Concurso Multicultural em 2023
|
|