27 SET 2006
Educadores participam de curso de xadrez
Professores e dirigentes da rede municipal de ensino de Santa Bárbara d'Oeste iniciaram nessa quarta-feira (27/09) um curso de xadrez básico. As aulas foram realizadas na sede da Secretaria Municipal de Educação. Para ministrar o curso foi contratada a enxadrista Letícia Condeço Gonzalez, campeã da Copa da Amizade de 2006, da Copa Paulista Escolar e do Xadrez Regional de 2003 e do Campeonato Brasileiro da Juventude de 2002. Letícia é integrante do Clube de Xadrez da Secretaria Municipal de Esportes. Nessa primeira aula os 32 educadores, divididos em duas turmas, receberam noções da história do xadrez e conheceram o tabuleiro, as peças, os movimentos permitidos e as regras do jogo. Todos receberam apostilas que compreendem todo o conteúdo que será abordado durante as quatro semanas de curso. Os educadores serão multiplicadores nas unidades escolares do conteúdo que aprenderem no curso. O jogo do xadrez contribui com o desenvolvimento social e intelectual dos alunos. Dentre os benefícios que oferece estão o desenvolvimento da atenção, do autocontrole, da segurança pessoal e auto-estima, da concentração, da imaginação, da memória, da paciência, do pensamento lógico, da capacidade de planejamento e de tomada de decisão. O xadrez proporciona aos seus praticantes, o respeito às regras e ao outro. Além disso, demanda baixo investimento, considerando os resultados que propicia na educação escolar, não exigindo materiais sofisticados, tabuleiros e peças especiais, sendo que o resultado de uma partida desse jogo depende apenas da capacidade do jogador. Além de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, a introdução do xadrez também é um incentivo a prática esportiva. Os 95 jogos de xadrez foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação, em um pregão realizado em 25 de outubro de 2005, por R$ 5605,00 e começaram a ser distribuídos em 22 de fevereiro desse ano. Receberam os jogos todas as unidades da rede municipal que atendem o Ensino Fundamental.
27/09/2006
Educadores participam de curso de xadrez