29 SET 2006
Inauguração da Ponte do Funil
A nova Ponte do Funil será inaugurada nesse sábado, dia 30 de setembro, às 11h40.
A nova Ponte do Funil será inaugurada nesse sábado, dia 30 de setembro, às 11h40, pelo governador Cláudio Lembo. Com quase 70 anos, a antiga ponte está sendo preservada para a utilização de pequenas conduções. "É um marco da engenharia dos anos 30. Deve ser preservada", disse o prefeito José Maria Araújo Júnior, quando a nova ponte começou a ser construída.

A Ponte do Funil passou a ser um acesso de alto risco para os motoristas. Uma reivindicação de pelo menos 20 anos.

Em 14 de outubro de 2005, foi oficializado o início da obras da nova ponte, que foi construída do lado esquerdo (no sentido Limeira/Santa Bárbara d´Oeste). A obra orçada em R$ 3.348.698,61 foi possível através do Programa Caminhos da Qualidade, da Secretaria de Estado dos Transportes e DER (Departamento de Estradas e Rodagem).

Essa localização possibilitou a redução da curva da estrada que fica do lado de Limeira. Houve uma alteração também no traçado da via no Município de Santa Bárbara d´Oeste, 500 metros a partir da cabeceira da ponte, suavizando a curva no local. Sua extensão é de 90 metros de comprimento e 14 metros de largura.

A empresa responsável pela construção da nova ponte foi a Conter Construções e Comércio S/A que previa a execução da obra, serviços de implantação, além dos melhoramentos e pavimentação dos aterros de acesso a Ponte do Funil em oito meses e entregou com quatro meses de antecedência.

O tráfego foi liberado no dia 14 de junho e a nova Ponte do Funil será inaugurada nesse sábado.

ANTES DA PONTE

Havia uma balsa que fazia a ligação de Santa Bárbara a Limeira, conhecida como Balsa do Zancan.

Antiga Ponte do Funil

A antiga Ponte do Funil foi inaugurada em 2 de outubro de 1937, ligando Santa Bárbara d'Oeste a Limeira fica sobre o Rio Piracicaba, no km 26 + 700m, da Rodovia SP 306.

No dia da inauguração ocorreram desfiles com a Banda da Guarda Civil; Banda Infantil Dona Carolina Alves, da Usina Santa Bárbara; Banda União Barbarense; Banda Henrique Marques; Ginásio Santo Antonio de Limeira; Tiro de Guerra de Capivari; Ginásio Diocesano de Campinas; Grupo Escolar Santa Bárbara e ainda recepção na Usina Santa Bárbara e churrasco na Ilha da Amizade. A ilha da Amizade é um local que fica próximo à Ponte do Funil e as pessoas da cidade se dirigiam até lá para fazer piquenique. O prefeito era Plácido Ribeiro Ferreira.

História

A comitiva oficial do governo do Estado chegou às 11 horas na Estação e foi recebida ao som das bandas de música pela população e pelas autoridades, dentre eles: Plácido Ribeiro Ferreira e Dr. Lauro Corrêa da Silva, prefeitos de Santa Bárbara e Limeira. No pátio da Estação estavam o batalhão dos alunos do Colégio Diocesano "Santa Maria", de Campinas; linha de tiro de Capivari; alunos do Grupo Escolar; banda União Barbarense e uma seção da banda da Guarda Civil de São Paulo, sendo que estas duas últimas executaram o Hino Nacional. Após a recepção, a comitiva oficial rumou de automóveis para a Usina Santa Barbara, onde realizou-se a instalação oficial do Clube de Trabalho de Santa Bárbara. Em seguida, os visitantes dirigiram-se ao terreno doado pelo industrial Alfredo Maluf, próximo à Chácara Buford, onde foi edificada a Escola de Aradores Barbarense.

A cerimônia da inauguração da Ponte do Funil contou com a presença das autoridades do Estado, dos dois municípios e de grande massa popular de ambas as cidades. À chegada das autoridades ouviu-se o Hino Nacional, executado em conjunto pelas bandas de música. O Jornal Cidade de Santa Bárbara do dia 10 de outubro de 1937 noticiou que "ao ser cortada a fita que impedia o trânsito público, falou o Dr. Octávio Lopes Castello Branco, vereador da Câmara de Limeira, que exaltou a importância do melhoramento que se inaugurava. Fez o histórico da obra, velha aspiração dos moradores dos dois municípios. Relembrou a atuação desenvolvida pelos Dr. Machado de Campos e deputada Maria Thereza de Barros Camargo, junto ao então governador Armando de Salles Oliveira, e posteriormente, no governo do Dr. Cardoso de Mello Neto, para que as duas cidades pudessem dessa maneira estreitar os seus laços de amizade. Terminou fazendo votos para que por aquela ponte não passassem instrumentos de guerra e sim, que sobre ela se desenvolvessem as atividades de paz e progresso". Depois de inaugurada oficialmente a Ponte do Funil, a comitiva oficial e a população presente seguiu para a Ilha da Amizade, a cerca de 50 metros da ponte, na qual realizou-se um churrasco oferecido pelas municipalidades de Santa Bárbara e de Limeira. No local foi servido o churrasco, peixes, chope e refrescos.

No mesmo dia , às 17 horas, em frente à tribuna oficial armada na Praça Barão do Rio Branco, desfilaram a Banda da Guarda Civil, a Banda Infantil "D. Carolina Alves", o Grupo Escolar de Santa Bárbara, a Banda "União Barbarense", o Ginásio Diocesano Santa Maria, de Campinas, a Banda "Henrique Marques", de Limeira, o Ginásio Santo Antonio, de Limeira, e o Tiro de Guerra "603", de Capivari. Terminado o desfile, o Sr. Roberto Alves de Almeida, chefe do diretório do P. C. local e diretor superintendente da Cia. Estrada de Ferro e Agrícola de Santa Bárbara, ofereceu às autoridades na usina, um magnífico banquete que terminou às 22h30. Após, teve início então, o baile no Clube barbarense, em homenagem aos ilustres membros do governo do Estado.

Texto e foto: Arquivo Centro de Memória de Santa Bárbara d´Oeste

Nome - Ponte do Funil

A antiga Ponte do Funil recebeu esse nome devido ao afunilamento das águas no local, banhado pelo Rio Piracicaba. O nome acabou sendo associado ao estreitamento da ponte, ganhando assim, duplo sentido.