30 SET 2006
Inaugurada a nova Ponte do Funil
A nova Ponte do Funil foi inaugurada hoje, pelo governador Cláudio Lembo, prefeito de Santa Bárbara d´Oeste, José Maria de Araújo Júnior, prefeito de Limeira, Sílvio Félix da Silva, prefeito de Iracemápolis, Fábio Zuza e o Secretário dos Transportes do estado de São Paulo, Dario Lopes. "Fico feliz de entregar essa obra que é tão útil, que traz segurança e cercado de pessoas que conhece essa história. Isso é o que nos anima a continuar nosso trabalho", enfatizou o prefeito Zé Maria.

Em seu discurso o prefeito Zé Maria fez uma menção a senhora Lúcia Scarazzari que estava presente também na inauguração da ponte antiga, em 2 de outubro de 1937. "A festa após a inauguração foi na ilha e o rio passava em volta, infelizmente hoje a ilha já não existe mais. É importante essa obra para a juventude que vai usar a ponte", comentou Lúcia.

O Governado Cláudio Lembo destacou a necessidade da obra e sobre os pedidos feitos pelo prefeito na oportunidade. Zé Maria entregou dois ofícios ao governador. Um solicitando um acesso nobre da Rodovia Bandeirantes para o centro da cidade e o outro, para a regionalização da Unidade Modular "Afonso Ramos".

Próximo de completar 69 anos, a antiga ponte está sendo preservada para a utilização de pequenas conduções. É um marco da engenharia dos anos 30 que deve ser preservada.

Ponte do Funil

Em 14 de outubro de 2005, foi oficializado o início da obras da nova ponte, que foi construída do lado esquerdo (no sentido Limeira/Santa Bárbara d´Oeste). A obra orçada em R$ 3.348.698,61 foi possível através do Programa Caminhos da Qualidade, da Secretaria de Estado dos Transportes e DER (Departamento de Estradas e Rodagem).

Essa localização possibilitou a redução da curva da estrada que fica do lado de Limeira. Houve uma alteração também no traçado da via no Município de Santa Bárbara d´Oeste, 500 metros a partir da cabeceira da ponte, suavizando a curva no local. Sua extensão é de 90 metros de comprimento e 14 metros de largura.

O tráfego foi liberado no dia 14 de junho e a nova Ponte do Funil foi inaugurada nesse sábado.
30/09/2006
Inaugurada a nova Ponte do Funil