11 OUT 2006
Secretários do Serviço Militar se reúnem em Santa Bárbara d'Oeste
O encontro acontecerá no Anfiteatro Municipal, localizado na Avenida Monte Castelo, 1000.
Secretários do Sistema de Serviço Militar, pertencentes à 10ª Delegacia de Serviço Militar (Del SM), com sede em Piracicaba, estarão reunidos na próxima quarta-feira (18/10), em Santa Bárbara d'Oeste. O encontro acontecerá no Anfiteatro Municipal, localizado na Avenida Monte Castelo, 1000, a partir das 8h00, e contará com a presença do prefeito José Maria de Araújo Júnior, que também preside a Junta de Serviço Militar local.

A 10ª Del SM de Piracicaba tem no comando o 2º Ten Antonio Pereira. A reunião será coordenada pela 14ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM) de Sorocaba, através do Ten Cel Augusto Dufloth Júnior, onde os secretários estarão avaliando o trabalho desenvolvido pelas Juntas de Serviço Militar da referida região, bem como realizando uma capacitação e atualização dos serviços prestados ao cidadão.

Também faz parte da programação a inspeção anual na 135ª Junta de Serviço Militar do Município, para analisar a instalação, organização, capacidade dos funcionários e o atendimento à população. Os secretários da 10ª Del SM aproveitarão o encontro para conhecer a estrutura da Junta barbarense, tida como referência, em virtude do suporte oferecido pela Prefeitura para o bom funcionamento.

A Junta de Serviço Militar é o órgão responsável pelo alistamento dos jovens com idade a partir de 18 anos e emissão dos Certificados de Dispensa de Incorporação, para aqueles que são dispensados automaticamente da prestação do Serviço Militar Obrigatório, dos Certificados de Isenção para os brasileiros que por incapacidade moral e por incapacidade física ou mental considerados irrecuperáveis para o Serviço Militar e os Certificados de Dispensa de Serviço Alternativo, no caso brasileiros que se recusam a cumprir o Serviço Militar Obrigatório por convicções religiosas ou partidárias. É responsável ainda pela emissão de 2ª via desses documentos.