17 OUT 2006
EMEFEI "Professora Maria Martiniano Gouvêa Valente - Dona Bininha" comemora Dia da Patrona
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil "Professora Maria Martiniano Gouvêa Valente - Dona Bininha", localizada no Conjunto Habitacional Roberto Romano, participaram nessa terça-feira (17/10) das festividades do Dia da Patrona.

A cerimônia foi aberta com a apresentação de parte da fanfarra da EMEFEI. Na seqüência um coral cantou uma das músicas prediletas da patrona, "Olhos verdes", e fizeram uma homenagem para os professores. Também houve uma apresentação com fotos de Dona Bininha. Através dela os alunos e pais conheceram um pouco mais da história da professora.

Familiares de Dona Bininha participaram da comemoração, dentre eles uma neta, uma sobrinha e uma filha. Nair Valente, de 84 anos, é a primeira filha de Dona Bininha. Ela disse ter ficado emocionada com as homenagens. "Tenho certeza de que minha mãe está feliz agora. Foi uma maravilha! Quero dar parabéns aos professores pelo trabalho que eles realizaram", disse Dona Nair.

A neta Maria Cecília Valente Sarmento, chorou ao falar de Dona Bininha. "Eu me lembrei muito da minha avó. Agradeço a homenagem que foi feita. Estou muito emocionada com as apresentações dos alunos", disse ela.

A Patrona

Maria Martiniano Gouvêa Valente nasceu no dia 16 de outubro de 1894. Foi criada pela patroa de sua mãe, Virgínia Gouvêa, que a adotou e a educou. Conquistou o diploma de professora pela Escola Normal de Campinas, onde se formou em 1918. Nesse mesmo ano, veio para Santa Bárbara d'Oeste, como professora efetiva no Grupo Escolar José Gabriel de Oliveira, onde lecionou durante os 30 anos de sua carreira. Ministrou aulas sempre para classes femininas.

Em 1920, casou-se com o professor Ulysses de Oliveira Valente. Dessa união nasceram oito filhos. Era conhecida nos meios familiares e sociais por Dona Bininha, apelido de criança, por ser muito parecida com sua mãe, Dona Albina, daí Albininha e depois, Bininha.

Dona Bininha faleceu em 18 de outubro de 1987 aos 93 anos de idade.