17 OUT 2006
Memórias de um Sargento de Milícias é atração no Teatro Manoel Lyra
Nessa quarta-feira (18/10) o Teatro Municipal Manoel Lyra recebe a peça "Memórias de um Sargento de Milícias". O espetáculo é baseado no livro de Manoel Antonio de Almeida e a adaptação é fiel ao romance original, que é também considerado uma serenata sentimental acompanhada de toques sinfônicos ao passado nacional com suas "festas e tradições populares".

A história de "Memórias de um Sargento de Milícias" nasceu como folhetim semanal para o Correio Mercantil do Rio de Janeiro. O autor observou e captou a vida daquela época com seus usos e costumes, suas festas e tradições, seus tipos e seus circunlóquios populares.

O enredo de desenrola no começo do século XIX. Em uma viagem de navio, Leonardo Pataca conhece Maria das Hortaliças. Em meio à "piscadelas" e "beliscões", os dois se apaixonam e, chegando no Brasil, se casam. Desse relacionamento nasce um filho: Leonardo. Porém, anos depois, Leonardo descobre que Maria o está traindo. Eles brigam e Maria foge de casa com o capitão de um navio. Com a separação, Leonardo sai de casa e leva seu filho para ser criado pelo padrinho. O padrinho de Leonardo era um barbeiro, que queria que Leonardo fosse padre, mas o menino não tinha a menor vocação, ao contrário, ele era muito travesso. A partir daí o público é convidado a acompanhar a história dos personagens com o passar do tempo.

A montagem será encenada às 10h00 e às 20h00. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias do Teatro Municipal Manoel Lyra a R$ 20,00 inteira, R$ 10,00 meia e R$ 8,00 para os participantes do Projeto Escola.