17 OUT 2006
RMC aprova elaboração do diagnóstico da Saúde
O prefeito José Maria de Araújo Júnior esteve na manhã de hoje, presidindo a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. O secretário de Cultura de Santa Bárbara d´Oeste, José Benedito Varela, coordenador da Câmara Temática de Cultura, abriu a ordem do dia falando sobre a construção de um Centro Cultural no Município de Campinas. Sobre o assunto falou também a idealizadora do projeto Neusa Alves da Silva, da ONG NHL. Houve ainda a apresentação de um relatório e plano dos resíduos sólidos na RMC.

O diagnóstico da Saúde na Região Metropolitana de Campinas foi o assunto mais discutido da reunião. O Conselho aprovou a elaboração de um diagnóstico do setor Saúde. Serão realizadas tanto abordagens qualitativas quanto quantitativas, com ênfase, sempre que possível, na utilização de métodos participativos incluindo o levantamento de dados dos sistemas nacionais de saúde, análise documental, entrevistas com informantes chaves, reuniões com grupos focais e discussões dirigidas para adequação das análises dos dados.

O estudo será desenvolvido em duas fases, sendo uma de caracterização das condições de vida e análise do sistema público de saúde com relatório técnico contendo análise dos aspectos demográficos, sócio-econômicos e epidemiológicos; análise da capacidade instalada dos serviços, com ênfase nas unidades de referência regional; análise da organização das redes de atenção à saúde e do processo de gestão do SUS em âmbito municipal e regional e a outra fase, é de definição de propostas e medidas de intervenção de curto prazo para o enfrentamento das dificuldades detectadas no setor Saúde da RMC.