20 OUT 2006
Escolas municipais encerram Semana da Alimentação 2006
Desde segunda-feira (16/10) os alunos participaram de aulas e atividades práticas.
As escolas da rede municipal de ensino encerraram nessa sexta-feira (20/10) a Semana da Alimentação Saudável de 2006. Desde segunda-feira (16/10) os alunos participaram de aulas e atividades práticas que tiveram como tema a importância da alimentação saudável.

A Semana da Alimentação é realizada em outubro porque no dia 16 é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A data foi escolhida para comemorar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação em 1945. Todos os anos, mais de 150 países celebram a data. O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado pela primeira vez em 1981.

Em Santa Bárbara d'Oeste cada unidade montou a própria programação. Para o encerramento, a Área de Desenvolvimento Infantil "Geraldo Rocha Campos", localizada na Vila Linópolis, promoveu uma palestra sobre alimentação balanceada com o professor de educação física Alexandre Góes. Participaram alunos da série inicial do Ensino Fundamental de nove anos de duração e também estudantes de terceira e quartas séries. Juntos o professor e os alunos montaram uma pirâmide alimentar, com os grupos de alimentos e níveis de nutrição. "O professor perguntava aos alunos quais alimentos deveriam ser colocados nos níveis das pirâmides e eles prontamente respondiam. Isso é sinal de que eles assimilaram as noções passadas durante toda a Semana da Alimentação", disse a dirigente da ADI, Maria Helena Niero Furlan.

Os alunos ainda encenaram uma peça teatral e saborearam suco de couve, bebida rica em ferro. No período da tarde alunos de primeira e de segunda séries montaram a roda da alimentação, que também classifica os diferentes grupos alimentares. "Os alunos estão inteirados do assunto. Nós fizemos colagens em cartazes e para isso todos trouxeram figuram recortadas em casa. Nenhum trouxe foto de doce", contou a professora Leonice Avanci Graciano.

Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil "Professora Terezinha de Jesus Soares Quinalha", localizada no Bairro Vista Alegre, os alunos participaram de um buffet de frutas no encerramento da Semana da Alimentação. Todos comeram banana, maça, abacaxi e laranja. Além disso, cantaram músicas educativas sobre alimentação saudável e visitaram uma exposição com cartazes feitos por eles. De acordo com Maria Aparecida Santana, responsável pelo apoio pedagógico da Emefei, a Semana da Alimentação foi marcada pelo envolvimento de todos. "Além dos alunos, os pais também participaram. As frutas foram trazidas de casa. Alguns pais mandaram caixas de frutas. Com isso, nosso objetivo foi atingido. Nossos alunos comprovaram que são multiplicadoras das noções que recebem dentro da escola", contou ela.

Todos os trabalhos realizados durante a Semana da Alimentação Saudável 2006 serão expostos em breve em uma mostra na Secretaria Municipal de Educação.