25 OUT 2006
Talento e Movimento premia os melhores no teatro, poesia e musica da Terceira Idade
Próximo ao final do projeto Talento e Movimento 2006, o Município realizou hoje, no Teatro Municipal Manoel Lyra, o Concurso de Teatro e Poesia e também apresentação musical. A abertura foi feita pela dupla barbarense Roger e Ricardo e ainda pelo Coral Municipal, regido pelo maestro Paulo Caetano. Estavam presentes a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Jandira Bagnoli Araújo, a secretária de Educação, Neuza Carletto, o secretário de Cultura e Turismo, José Benedito Varela, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ivonete Aparecida Businari Vicentin e a diretora do Sesi de Santa Bárbara d'Oeste, Odete Freire.

Os esquetes foram apresentados por integrantes dos grupos da Terceira Idade que participam do curso de teatro dirigido pelo diretor de teatro Almir Pugina, da Secretaria de Cultura e Turismo. Em primeiro lugar, venceu "As Três Marias"; em segundo lugar, "O Essencial é Invisível aos Olhos" e em terceiro lugar, "Boi Bumbá".

Foi feita uma homenagem aos atores Luiz Carone e Waldomiro Franco da Silva, que são os destaques masculinos dos grupos de teatro. Na opinião do Júri, mereceram receber a medalha de destaque como melhores atrizes: Adélia Gatto Pansani que interpretou a Rosa, Maria Ferreira de Sá, como a Raposa, do esquete O Essencial é Invisível aos Olhos e Isabel de Campos Giacobbe, que interpretou a Maria mais velha, no esquete As Três Marias.

O concurso terá ainda a declamação de cinco poesias: "Descendo a rua", interpretada por Benedita Aparecida de Moraes Marques "Edite", (Sol); "Meio Ambiente", interpretada por Ivonete Aparecida Buzinari Vicentin, (Arco-Íris); "Amor Proibido", interpretada por Isaura Camparini Alexandrão; (Primavera) "Auto da Serra", interpretada por Zezita Francisca da Silva, (Primavera); e "Quem sou eu?", interpretada por Ilda Pereira da Silva dos Santos, (Lua Nova). Na categoria Poesia, venceu em primeiro lugar a declamação feita por Ivonete Aparecida Buzinari Vicentin; em segundo lugar, Ilda Pereira da Silva dos Santos e em terceiro lugar, Isaura Camparini Alexandrão.

Os jurados foram os atores Eraldo Vaz e Valéria Nepomuceno e a professora Maibi Leni de Castro.

Na categoria música foram apresentadas quatro canções: "Brigas", interpretada por Cecília de Paula Bueno de Moraes (Reviver); "Chico Mineiro" interpretada por Benedito Constantino Pedroso (Reviver); "Lua Nova" interpretada por Pedro Lemes Medina (Lua Nova); e "Meu Reino Encantado", interpretada Grupo Rouxinol, formado por integrantes do Grupo Beija-Flor. Todos que fizeram apresentação musical receberam medalhas de participação.

O Coral das Avencas, formado por 43 professores barbarenses aposentados, também abrilhantou o evento, cantando um pout-porrie de músicas dos anos 60. "O Talento e Movimento tem sido um sucesso. Em novembro temos o último evento que é o encerramento do projeto", disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Jandira Bagnoli Araújo.
25/10/2006