25 OUT 2006
Palestra orienta professores sobre aprendizagem de adultos
O tema foi "Andragogia", a arte e a ciência de orientar adultos a aprender.
Como parte do trabalho de capacitação da Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d'Oeste, os professores da EJA, Educação de Jovens e Adultos, assistiram a uma palestra no último sábado. O tema foi "Andragogia", a arte e a ciência de orientar adultos a aprender. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação.

A palestrante Wladilene Maryan, explicou que andragogia baseia-se em quatro hipóteses sobre as características do adulto enquanto aprendiz. Elas consideram que ao atingir a idade adulta o indivíduo modifica seu auto-conceito e passa a ser independente. Levam em conta ainda que o adulto acumula crescente reserva de experiências e maior volume de recursos de aprendizagem.

Na palestra foi discutida motivação para aprendizagem dos adultos. O grande impulso surge da busca por protagonizar papéis sociais na comunidade em que está inserido. O planejamento do processo pedagógico pelo qual passará o adulto deve considerar ainda que esse tipo de aluno modifica sua perspectiva em relação a utilização dos conhecimentos. Para eles, o maior interesse está na aplicação imediata do conteúdo que recebe. Com isso, a aprendizagem deve deixar de focar o conteúdo para voltar-se ao problema.

Os professores foram orientados a estarem sempre atentos a evolução do aluno da Educação de Jovens e Adultos. A experiência deve ser significativa para o aluno, que deve ter noção disso e fixar as metas e pesquisas a serem executadas.

Na palestra os professores ainda discutiram as características dos adultos enquanto aprendizes como o fato de terem orgulho de si próprio, opiniões definidas, capacidade de selecionar o que é de interesse, receio de fracassar e de ser substituído. Tendo em vista essas constatações os participantes receberam orientações sobre como proceder da melhor forma para proporcionar sucesso aos alunos durante o processo de aprendizagem.

EJA

Atualmente 314 alunos participam da Educação de Jovens e Adultos em Santa Bárbara d'Oeste. As aulas são realizadas em 12 diferentes locais. São eles:

ADI "Angélica Sêga Tremacoldi" - Jardim das Orquídeas ADI "Geraldo Rocha Campos " - Vila Linópolis EMEFEI "Professora Maria Augusta Canto Camargo Bilia" - Parque Planalto EMEFEI "Profª Maria Martiniano Gouvêa Valente - Dona Bininha" - Conj. Habitacional Roberto Romano EMEFEI "Professora Maria Regina Barbosa Carpim" - Jardim Europa EMEFEI "Professora Purificacion Sanches Fonseca - Dona Pura" - Jardim Monte Líbano EMEFEI "Professora Terezinha de Jesus Soares Quinalha" - Vista Alegre EMEF "Maria de Lourdes Rodrigues" - São Fernando EMEF "Padre Victório Freguglia" - Jardim Esmeralda EMEF "Ruth Garrido Roque" - Parque Rochele Caic "Irmã Dulce" Centro Comunitário Nova Conquista