26 OUT 2006
EMEFEI "Professora Maria Augusta Canto Camargo Bilia" monta Mini Mercados
A atividade é uma maneira agradável e eficiente de aprender.
Alunos de segunda e terceira séries da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental "Professora Maria Augusta Canto Camargo Bilia", localizada no Parque Planalto em Santa Bárbara d'Oeste, montaram dois mini mercados em sala de aula.

A atividade foi planejada pelas professoras Ana Maria Galassi e Ana Paula Rodrigues do Nascimento e é uma maneira agradável e eficiente de aprender. "Nossa idéia era proporcionar aos alunos uma atividade dinâmica e gostosa para incentivar a fixação do conteúdo", disse Ana Maria.

Cada aluno trouxe de casa embalagens vazias de produtos que podem ser comprados em supermercados. Depois foi feita a separação por categorias como laticínios, perfumaria e doces. Os alunos ainda elaboraram folhetos promocionais. Tudo foi colocado em prateleiras dentro das salas de aulas. Os alunos puderam realizar comprar, comparar preços e fazer contas. "Com isso nós oferecemos alguns problemas para eles resolverem", lembrou Ana Paula.

O aluno Ariel Cardoso dos Santos, de nove anos, levou embalagens de suco para serem incluídas no mini mercado. Ele afirma que aprendeu bastante com a atividade. "Eu aprendi o que são cereais e ajudei a separar os outros produtos", contou.

Já Vítor Olimeira, aluno da segunda série, disse ter compreendido porque há a necessidade de classificar os produtos por categorias e o que é um folheto de promoção. "Os produtos que estão nos folhetos são mais baratos. Estão em oferta", disse ele.

Os mini mercados ficarão montados nas salas de aulas nas próximas semanas como continuidade do projeto.