27 OUT 2006
Prefeito empossa membros do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural
Foi realizada nessa sexta-feira (27/10), no saguão da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d'Oeste, a posse dos integrantes do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Município. Participaram da cerimônia o prefeito José Maria de Araújo Júnior, secretários municipais, vereadores e membros da sociedade civil.

O Conselho foi criado em 21 de dezembro de 1998 e tem como principal objetivo a definição da política municipal de defesa do patrimônio histórico, além da elaboração de estudos e aperfeiçoamento dos recursos institucionais e legais para defesa do patrimônio cultural, histórico, folclórico, artístico, turístico, ambiental, arqueológico e arquitetônico do Município. Os conselheiros são temporários e membros do Poder Público e da sociedade civil

O prefeito José Maria de Araújo Júnior assinou a portaria número 197 nomeando e empossando os novos conselheiros. Ele agradeceu a todos os novos conselheiros por terem aceitado o convite para integrar o grupo. "Esse Conselho é muito importante para a valorização de Santa Bárbara d'Oeste. Os novos conselheiros são pessoas comprometidas que assumiram o compromisso de zelar pela cidade", disse o prefeito. Ele lembrou ainda das qualidades pessoais dos integrantes do Conselho.

Integram o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural José Benedito Varela, Sandra Edilene de Souza, Rodolfo André Reisz, José Carlos Nadilichi, Vanessa de Sousa Rinaldo Ometo, Marina Onofre Machado, Denis Eduardo Andia, Ademar Fragoso Júnior, Mercedes Roveri Grande, Gilmar Vieira da Silva, Valéria Regina Soares da Silva, Vera Lúcia Gregio da Silva Casarini, Sandra Regina Petian Lima, Milton Badan, Ariovaldo José Possignolo, Renata Elena Cerchiari, Nelson Sartori, Marilde Zuardi, Hurgor Kitzberger, Marisa Varanda Teixeira Carpintéro, Antonio Carlos Angolini, Cícero de Cillo Carr.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, José Benedito Varela, a nova formação do Conselho é mais enxuta. "Isso agilizará o trabalho do Conselho. Haverá reuniões mensais e acredito no sucesso do trabalho que será realizado porque fazem parte do grupo pessoas técnicas com grande conhecimento", destacou o secretário.

Exposição

Durante a cerimônia foi inaugurada a exposição fotográfica "Um olhar sobre a cidade", organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através do Centro de Memória, com objetivo de comemorar os 187 anos do aniversário de Santa Bárbara d'Oeste. A mostra ficou exposta no Museu da Imigração. Desde então se tornou itinerante e já esteve na Unimep - Campus Santa Bárbara e no hall da Câmara Municipal.

A mostra fotográfica conta com imagens registradas nas décadas de 1930,1940 e 1950 pertencentes ao acervo do Centro de Memória. No total foram reunidas 23 fotografias.

Dentre as fotos selecionadas para essa mostra está a da inauguração da Ponte do Funil em 1937, uma imagem de uma procissão no Bairro do Santo Antonio do Sapezeiro em 1931, a Escola Estadual José Gabriel de Oliveira na década de 1940, a Estação de Tratamento de Água - ETA 1 e a Igreja Matriz nos anos 1950.

A exposição fotográfica "Um olhar sobre a cidade" poderá ser visitada até o dia 09 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h00. A Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d'Oeste fica localizada na Avenida Monte Castelo, 1000, Jardim Primavera.