14 NOV 2006
"Educação para a igualdade" é tema de mesa redonda da Semana da Consciência Negra
O anfiteatro da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d'Oeste sedia nessa quarta-feira (15/11) uma mesa redonda que faz parte da programação da Semana da Consciência Negra 2006.
O anfiteatro da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d'Oeste sedia nessa quarta-feira (15/11) uma mesa redonda que faz parte da programação da Semana da Consciência Negra 2006, que é uma realização da Associação Cultural e Beneficente Comunidade Negra Quilombo da Paz e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d'Oeste.

As atividades terão início às 19h00 e terão como tema "Os Avanços da Educação para a Igualdade". Participarão da mesa redonda representantes da comunidade negra, o quarteto angolano Sanguluka, educadores e o escritor Daniel Rezende autor do livro "Raça Mal-Dita", que discute a raça negra, considerada por ele tão mal-falada, comentada, nos aspectos científicos, sociais e antropológicos ao longo dos séculos no Brasil.

Durante o encontro haverá a entrega de certificados de um curso realizado por membros da comunidade negra entre agosto e novembro denominado "Educando para a Igualdade". O curso teve como objetivo criar estratégias para o cumprimento da lei federal 10639/03 que instituiu o ensino da história da África e dos afro-descendentes nas escolas. O Município ofereceu livros e DVD's para essa finalidade.

Durante o encontro será entregue ainda a medalha Zumbi dos Palmares para quatro pessoas que trabalharam em prol da cultura afro.

Exposição

Continua aberta a visitação, no saguão da Prefeitura Municipal, a exposição "Negras Raízes", com trabalhos de Adriano Sobral. O artista plástico americanense já é conhecido no Município. Ele já expôs no Museu da Imigração. Em suas obras Sobral aborda as religiões afro-brasileiras.

"Negras Raízes" reúne obras de óleo sobre tela com representações dos orixás do Umbanda e do Candomblé. Essas religiões afro-brasileiras são diferenciadas por um tom de cor. A mostra também conta com trabalhos mais contemporâneos. Além de telas Adriano Sobral expõe bolsas confeccionadas por ele.

A exposição "Negras Raízes" pode ser vista entre 9h00 e 16h00 até o dia 30 de novembro. A Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d'Oeste fica localizada na Avenida Monte Castelo, número 1000, Jardim Primavera.