19 NOV 2006
Município comemora o Dia da Bandeira
A solenidade ocorreu em frente ao Paço Municipal.
O Município de Santa Bárbara d'Oeste comemorou neste domingo (19/11) o Dia da Bandeira. A solenidade ocorreu em frente ao Paço Municipal e contou com a presença do prefeito José Maria de Araújo Junior, que hasteou a Bandeira do Brasil durante a execução do Hino Nacional. A bandeira de São Paulo foi hasteada pelo vice-prefeito Sérgio de Souza Sacerdote, enquanto a de Santa Bárbara d'Oeste, pelo vereador Raimundo Itaberaba da Silva Sampaio.

Em seu discurso o prefeito Zé Maria falou da importância dos símbolos nacionais, que significam a pátria. "Eu considero de extrema importância que valores essenciais permaneçam sempre. O país se forja, o povo se educa, uma nação se constrói na observância plena daquilo que é dever dos cidadãos", afirmou.

A bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca (oblíqua, inclinada da esquerda para direita) com as palavras "Ordem e Progresso" em letras maiúsculas verdes. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. O Dia da Bandeira é comemorado no dia 19 de novembro em todo o território nacional e este símbolo foi projetado por Raimundo Teixeira Mendes e por Miguel Lemos. A bandeira brasileira foi desenhada por Décio Vilares. A letra do Hino à Bandeira é de autoria do escritor Olavo Bilac e a música foi composta pelo músico Francisco Braga.

Hino à Bandeira do Brasil

Salve, lindo pendão da esperança, Salve, símbolo augusto da paz! Tua nobre presença à lembrança A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! (refrão)

Em teu seio formoso retratas Este céu de puríssimo azul, A verdura sem par destas matas, E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto que se encerra... (refrão)

Contemplando o teu vulto sagrado, Compreendemos o nosso dever; E o Brasil, por seus filhos amado, Poderoso e feliz há de ser.

Recebe o afeto que se encerra... (refrão)

Sobre a imensa Nação Brasileira, Nos momentos de festa ou de dor, Paira sempre, sagrada bandeira, Pavilhão da Justiça e do Amor!