Com o recebimento dos resultados de exames de três casos suspeitos de dengue, remanescentes de 2005, a Vigilância Epidemiológica de Santa Bárbara d´Oeste fechou ontem o relatório final da enfermidade
Com o recebimento dos resultados de exames de três casos suspeitos de dengue, remanescentes de 2005, a Vigilância Epidemiológica de Santa Bárbara d´Oeste fechou ontem o relatório final da enfermidade no município. Um dos casos suspeitos, registrados em 22 de dezembro, teve o resultado positivo, constituindo-se no único caso autóctone (contraído no próprio município) do ano. O paciente infectado mora em Santa Bárbara, mas trabalha em Americana. No primeiro semestre de 2005 já havia sido confirmado um caso positivo na cidade, importado, adquirido em Santos (SP).
Ao longo de todo o ano passado foram notificados 67 casos suspeitos, dos quais 65 tiveram exames com resultado negativo. No ano anterior (2004), a situação foi semelhante: apenas um caso positivo importado, diante de 78 notificações. Diante da confirmação do caso autóctone, a Secretaria de Saúde desencadeou uma busca ativa no bairro onde o paciente com dengue reside. A ação foi iniciada logo após a comunicação do caso, resultando no registro de mais um caso suspeito. Desde o início do ano e até ontem, foram notificados sete casos suspeitos de dengue, na cidade.
A orientação da Secretaria de Saúde é para que os munícipes redobrem os cuidados de prevenção a dengue, pois nesta época do ano é muito comum o surgimento de casos suspeitos da doença. O motivo é o clima favorável a procriação do mosquito, pois reúne calor e chuvas, além do fato de muitas pessoas viajarem para várias regiões do país. A forma de prevenção a dengue é evitar a água parada, eliminando objetos que a retenha. A limpeza de calhas, bem como a vedação eficiente de caixas d'água, furar os pratos de vasos de plantas ou completá-los com areia, não deixar pneus velhos e garrafas a céu aberto, são hábitos que devem ser adotadas durante todo o ano.