11 JAN 2007
Município intensifica manutenção em vias não pavimentadas
As chuvas que caíram em grande quantidade na cidade nos últimos dias causaram estragos em muitas ruas e estradas não pavimentadas. Em alguns locais, como no bairro rural Santo Antonio do Sapezeiro, o tráfego de veículos ficou completamente bloqueado, provocando transtornos para as pessoas que residem ou freqüentam essas regiões.

Para amenizar a situação o Município, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, intensificou o trabalho de manutenção em diversos bairros. No Santo Antonio do Sapezeiro, por exemplo, uma equipe está realizando a conservação e recuperação de estradas de terra que dão acesso a diversas propriedades rurais e chácaras na região.

Para a realização do serviço está sendo utilizada uma Moto-Niveladora (Patrol) que nivela o leito da estrada, contendo a erosão. Em seguida são colocadas pedras britadas que deixam as vias em condições de trafego. Finalizando, é utilizado o rolo compactador que faz com que essas pedras cravem na terra, proporcionando maior estabilidade para os veículos que por lá passam.

O proprietário rural, Vilson Carvalho, elogiou o serviço. "No final de semana a situação ficou difícil, não conseguíamos sair do bairro. Nenhuma propriedade recebe água da chuva, que acaba correndo pela estrada, formando buracos e valetas. O serviço está ficando bom, só temos que agradecer a Prefeitura", disse aliviado.

Outra equipe está realizando o mesmo tipo de serviço em ruas não pavimentadas do Parque Olaria. O trabalho teve início na Rua Dom Pedro I e será estendido para outras vias do bairro que também estão prejudicadas por causa das chuvas.

Ainda no Parque Olaria, a primeira quadra da Rua Dom Pedro I, que é asfaltada e fica na parte baixa do bairro, estava enfrentando problema de acúmulo de água. A Prefeitura está utilizando uma das dragas que vem realizando o desassoreamento de uma vala de escoamento, com a retirada do excesso de terra e lama, bem como a vegetação que é densa no local. O serviço vai melhorar o escoamento da água de chuva, evitando o acúmulo na via pública.

Outras vias não pavimentadas também receberam atenção nos últimos dias, com a colocação de pedra britada para facilitar a passagem de veículos. A ação é paliativa, mas vem surtindo resultado positivo. Uma delas é a estrada do Japonês, que liga a Avenida Santa Bárbara ao Bairro 31 de Março e que vem sendo utilizada com maior freqüência em virtude da interdição da Avenida Santa Bárbara. O mesmo aconteceu na via de terra que serve de ligação entre o bairro São Joaquim e o Jardim Barão, próximo ao Viveiro Municipal, local que também estava prejudicado.

Nos próximos dias o serviço de recuperação das vias não pavimentadas será realizado no bairro Cruzeiro do Sul. O local possui diversas ruas em situação precária e que também receberão a melhoria com a utilização da Moto-Niveladora e a colocação de pedras britadas. A Secretaria de Obras e Serviços está visitando todas as regiões que foram afetadas pelas chuvas e na medida do possível irá atender a todas elas.
11/01/2007
Município intensifica manutenção em vias não pavimentadas