12 JAN 2007
Exposição leva história da Usina Santa Bárbara ao saguão da Prefeitura
A Secretaria de Cultura e Turismo abre no dia 19 de janeiro, no saguão da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d'Oeste, a exposição "Nos tempos da Usina". A mostra, que será aberta às 20h, foi organizada pelo Centro de Memória de Santa Bárbara d'Oeste, em comemoração aos 188 anos de fundação do Município.

A exposição conta com 73 fotografias e um vídeo documentário. O material para esse trabalho foi coletado pelo "Projeto Usina Santa Bárbara: eu faço parte dessa história", que teve como objetivo resgatar e reunir fontes a respeito da história da Usina Santa Bárbara.

Dividido em duas etapas, o projeto teve início durante a 9ª. Festa da Negadinha da Usina, onde foram realizadas 16 entrevistas com antigos moradores e pessoas que trabalharam no local.

Na segunda fase, foram coletadas junto à população, fotografias antigas da Usina Santa Bárbara. A partir da análise desse material, foi organizada a mostra "Nos tempos da Usina", que consiste em uma mostra fotográfica acompanhada de um vídeo documentário.

A exposição fotográfica conta com imagens do Centro de Memória de Santa Bárbara d'Oeste e outras que foram cedidas pelo Arquivo Histórico da Fundação Romi, por Maria dos Santos Ferreira França, Diva Batalha, João Aparecido Lemes, Nelson Plotegher, Celso Antonio dos Santos, Jandira Gomes de Moraes, Honorina Pereira Fantucci, Francisco Ignácio Rodrigues e Benedito Júlio.

O vídeo documentário foi produzido pela TV Cultura de Santa Bárbara com o depoimento oral de ex-moradores e trabalhadores da extinta usina, concedidos em 25 de junho de 2006 durante a Festa da "Negadinha da Usina".

Foram entrevistados: Abílio de Godoy Bueno, Anadir Amaral, Anadir Silva de Oliveira, Augusta Pires da Silva Brugnerotto, Celso Antonio dos Santos, Delma Maria Ramos Manoel, Ivone Godoi Bellani, Júlio José Hettesheimer, Laura do Nascimento Alves, Lorivaldo Pires Barbosa, Maria Helena Colombi, Marli Neide Gasparini, Nelson José Plotegher, Neusa Aparecida dos Santos Ramos, Paulo Saconi e Vivaldo Teles da Silva.

A exposição poderá ser visitada de 19 de janeiro a 02 de fevereiro no saguão da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.