12 JAN 2007
Município recupera instalações da antiga Usina Santa Bárbara
É um local amplo, com vários acessos e pode proporcionar muitas alternativas.
As antigas instalações da Usina Santa Bárbara estão sendo recuperadas gradativamente desde o ano passado. A área foi conquistada pelo Município junto à empresa HB Empreendimentos Ltda. e será utilizada de diversas maneiras. É um local amplo, com vários acessos e pode proporcionar muitas alternativas.

"Creio ser uma das coisas mais importantes acontecida no Município nas últimas décadas. A área industrial da Usina Santa Bárbara bem como em seu entorno formam um conjunto magnífico que no meu entendimento merece um projeto que oriente sua utilização, e isso é algo que vem ocorrendo de forma moderada. A infra-estrutura para acomodar um grande número de pessoas precisa ser conquistada, o que se dará por etapas", disse o prefeito José Maria de Araújo Júnior.

O primeiro grande evento será a 23ª Feira das Nações, que está prevista para acontecer nos dias 23, 24 e 25 de Março.

Equipes de trabalho da Secretaria de Obras e Serviços estão neste momento refazendo o reboco e concretando o piso em parte dos barracões. Também estão sendo reformados os sanitários que já existem no local e iniciada a construção de novos, que serão utilizados em grandes eventos. Após esta etapa esses barracões receberão nova pintura interna.

No final do ano passado foi feita a iluminação em dois barracões, com a reforma geral de um transformador de 250 KVA, instalações de quadros de potência e rede e de iluminação com disjuntores de proteção. Também foram utilizadas 40 barras de perfilados para fiação e roldanas; 64 luminárias industriais completas; 10 barras de eletrodutos de ferro galvanizado; 24 refletores com lâmpadas compactas; 64 lâmpadas de vapor de mercúrio de 250 watts; 64 reatores e 2.200 metros de cabos de 2,5 mm.

A Secretaria de Cultura e Turismo está agindo em duas frentes. Uma delas é a contratação de uma empresa para a troca de diversas telhas de amianto e de alumínio que estão danificadas. Também está providenciando um laudo técnico com empresa especializada, que ateste que as condições da estrutura metálica e das ruínas não oferecem nenhum risco de desabamento, já que as instalações são muito antigas.

Nas próximas semanas equipes da Secretaria de Meio Ambiente farão uma grande intervenção no local para limpeza, capinação e remoção de entulho e lixo.