As campanhas de doação de sangue da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste, realizadas na Unidade Modular Dr. Afonso Ramos, continuarão a ser realizadas na primeira terça-feira de cada mês, nest
As campanhas de doação de sangue da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste, realizadas na Unidade Modular Dr. Afonso Ramos, continuarão a ser realizadas na primeira terça-feira de cada mês, neste ano, salvo algumas exceções (ver calendário abaixo). Neste mês, por exemplo, a coleta ocorreu na segunda terça-feira (10/1). Durante a primeira campanha do ano, foram coletadas 44 bolsas de sangue, de 79 candidatos que haviam se apresentado. Durante o processo seis pessoas desistiram, 29 foram considerados inaptos e 18 fizeram a doação pela primeira vez.
O número de bolsas obtidas foi considerado normal para o período, que por ser um mês de férias, mais fraco do que nos meses anteriores. Com base nos anos anteriores, espera-se um aumento do número de doadores a partir de março, podendo chegar a 100 pessoas.
Procedimentos anteriores à doação
Alguns cuidados são adotados antes da coleta de sangue, como a aferição da pressão arterial e realização de exame de glicemia. Geralmente é a alteração de um, ou mais, destes exames, o fator que inapta a pessoa a doação. Vale ressaltar que a inaptidão pode ser temporária, sendo que em alguns casos, após um tratamento adequado a pessoa possa fazer a doação de sangue. Outro procedimento adotado é uma entrevista, que tem por objetivo auxiliar na verificação das condições de saúde do doador e na elaboração do perfil do doador me potencial.
Após estes procedimentos, cada doador é atendido para a coleta de até 480 mililitros de sangue na bolsa e 30 mililitros para amostra. Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum.
È bom que se saiba que o doador não corre nenhum risco com o ato, pois doar não engrossa ou afina o sangue, não coloca a pessoa em risco de adquirir alguma doença. Quem doa uma vez, não precisará doar sempre, apesar da importância deste ato, tão importante para auxiliar as pessoas que necessitam.
Calendário Doação de Sangue /2006:
MÊS Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun.
Data 10 7 7 4 9 6
MÊS Jul. Ago. Set. Out. Nov. Dez.
Data 4 1 5 3 7 5