10 OUT 2005
Crianças do Peti terão programação especial durante toda a semana
As cerca de 600 crianças e adolescentes do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Santa Bárbara d'Oeste, a partir de hoje e até sexta-feira (10 a 14/10), terão uma programação especial. Segundo a coordenadora do programa, inserido no Fundo Social de Solidariedade, Adriana Assis, serão desenvolvidas diversas atividades esportivas, brincadeiras e haverá um cardápio especial, em comemoração ao Dia da Criança. "Também teremos gincanas, brincadeiras com palhaço, entrega de kits com doces variados e apresentação de peça teatral", contou a coordenadora.

Ela explicou que as atividades serão diferenciadas segundo a faixa etária e também de unidade para unidade Peti. Atualmente o programa funciona em cinco núcleos: Cimca I e II (Vila Boldrin e Jardim Pérola), Conjunto Habitacional Roberto Romano, Nova Conquista e Caic Irmã Dulce, no bairro Santa Rita de Cássia. Outro projeto que será inserido na programação do Dia da Criança será o Geração XXI e o Arco Íris, atendendo 50 adolescentes e 35 crianças, respectivamente.

"O verdadeiro significado do Dia da Criança", é o título da peça que será apresentada ao longo da semana especial que ainda terá a exibição de vídeos, coreografias e a distribuição de pipoca, cachorro quente, algodão doce, bolo, entre outros gêneros que agradam as crianças. "No dia 27 levaremos as crianças para uma sessão de cinema, que será possível graças a uma parceria dentro da filosofia da responsabilidade social, com o Moviecom, do Tivoli Shopping", revelou Adriana. Dentro da programação diversificada das unidades, o Caic planejou um piquenique no Parque dos Ipês e a unidade do Nova Conquista terá um Campeonato de Atletismo, além de apresentação de dança alemã e italiana. Futebol de salão, corrida, voleibol, tênis e tênis de mesa, queimada, dama, staleta (corrida do ovo, corrida com pés amarrados, etc.) e o "arremessobol", serão as modalidades disputadas. "Esta é uma semana muito importante pois contribui para a inclusão social da criança e do adolescente, e para a formação do cidadão do futuro", ressaltou Adriana. Ela ainda explicou que a programação contempla não só o aspecto recreativo, mas também a questão educativa.

Programas

Peti - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil : atende menores entre 7 e 15 anos de idade que recebem mensalmente a Bolsa Criança Cidadã no valor de R$ 25. A contrapartida é freqüentar regularmente a escola, no período oposto à participação nas atividades do Peti. Geração XXI - Direcionado à adolescentes entre 14 e 18 anos de idade em situação de vulnerabilidade social, é desenvolvido na Chácara Wolf. Arco Íris - Atende crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos de idade e é um projeto da Associação do Moradores do Bairro Mollon (Amobam), e conta com o apoio da Prefeitura.