22 NOV 2022
CULTURA E TURISMO
Novembro Negro movimenta Santa Bárbara
O final de semana trouxe diversas atrações que fecharam a programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra (20). Feira Preta, Mostra Cultural, celebração, com arte, dança, poesia e música foram elementos que promoveram o conhecimento e encantamento pela cultura negra, com o tema “Novembro Negro. Todo Dia, Toda Hora”. O objetivo foi promover uma cultura de paz e respeito envolvendo toda a população.

“O prefeito Rafael Piovezan abraça a temática como política pública no município. As ações de conscientização, inclusão e valorização da cultura negra acontecem o ano todo em nossa cidade. Mas a programação especial trouxe luz para todas as questões etnico-raciais por meio da arte e da alegria de nossas crianças e de diversas pessoas e instituições que se comprometem em promover com respeito essa cultura que está enraizada em nosso país. Foram dias lindos, de união e de paz”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

O secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix ressalta a importância das atividades. “A Administração Municipal trabalha na construção de políticas de combate ao racismo, promoção do respeito e reparação histórica. A programação do Novembro Negro valoriza as iniciativas da cultura afro, enfatizando-as à  população em um trabalho colaborativo muito importante entre cultura e turismo e educação”, disse o secretário.

No sábado, a Feira Preta -  4ª Feira de Artes Culturais da Comunidade Negra reuniu artistas e ativistas em frente ao Museu da Imigração e Centro de Memórias. Diversos expositores mostraram sua arte fomentando a economia criativa, com  camisetas, bonecas de pano, acessórios, canecas e livros. O evento contou com roda de ciranda, samba, rap e capoeira, além de alimentação. A iniciativa, que teve a participação da ACCONE – Artes Culturais da Comunidade Negra de Santa Bárbara D’Oeste e da AMERIAFRO - Feira de Arte + Cultura Afro brasileira, valorizou a arte e o saber popular afro brasileiro, trazendo alegria e muita cor por quem passou pela feira.

Ainda no sábado, a Mostra Cultural reuniu familiares e toda a comunidade escolar no Teatro Municipal Manoel Lyra. Eles se encantaram com as apresentações de dança, teatro, música, capoeira, maculelê e poesias. As apresentações dos alunos de oito escolas da Rede Municipal de Ensino evidenciaram a cultura negra que é tratada todo o ano letivo durante as aulas, referenciada pelas nas Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08.

E o Dia da Consciência Negra (20) foi celebrado com cortejo da Praça Central à Estação Cultural onde diversas atividades marcaram a data. Foram diversas apresentações de alunos de escolas municipais e do Colégio Exitus e profissionas da Secretaria da Educação, além da participação do Grupo Hip Hop Connection da academia JK e do grupo de Maracatu que promoveram a cultura negra com muita interação, alegria e respeito.

Com realização da  Comissão de Mobilização Social de Santa Bárbara d’Oeste do Projeto Jaê – Educação para Equidade – iniciativa da Secretaria de Educação e Comunidade Educativa CEDAC, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, o “Novembro Negro” também contou com rodas de conversa com mulheres e homens pretos nas escolas e sobre os impactos do racismo na saúde na Secretaria da Educação.