20 MAR 2023
Santa Bárbara d’Oeste é selecionada para o programa “São Paulo Olímpico”
Evento em São Paulo contou com a participação do prefeito Rafael Piovezan e do governador Tarcísio de Freitas

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, participou nesta segunda-feira (20) em São Paulo do lançamento do programa “São Paulo Olímpico”, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem o objetivo de descobrir novos talentos na rede de ensino, investindo em estrutura e capacitação de profissionais da área esportiva. Santa Bárbara d’Oeste é um dos 10 municípios selecionados para o projeto-piloto do programa.

O evento de lançamento do “São Paulo Olímpico” contou com a participação do governador Tarcísio de Freitas e da secretária de Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis. Ao todo, a gestão estadual vai investir R$ 150 milhões na iniciativa e 600 professores de educação física serão capacitados.

“Estamos no caminho certo! O nosso trabalho em oferecer Qualidade de Vida e novos espaços para a prática do lazer e das atividades esportivas é referência no Estado de São Paulo. Trataremos o esporte desde a base, iniciando um trabalho com as crianças, descobrindo novos talentos e formando cidadãos”, afirmou o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan.

Além de Santa Bárbara d’Oeste, o “São Paulo Olímpico” será implementado em forma de projeto-piloto em outras nove cidades: Araçatuba, Birigui, Campinas, José Bonifácio, Limeira, Lins, Novo Horizonte, Piracicaba e São José do Rio Preto, com modalidades como atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei.

As ações serão divididas em três etapas. A primeira consiste na iniciação esportiva para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Aqueles que se destacarem serão encaminhados a Centros de Formação Esportiva a partir do 6º ano. Posteriormente, poderão ser encaminhados para o treinamento de alto desempenho. “A ligação entre esporte e educação será cada vez mais forte. Quantos talentos temos espalhados pelo Estado? Se dermos incentivo, eles vão aflorar. E essa turma vai fazer as bandeiras de São Paulo e do Brasil tremularem mais alto. Veremos medalhistas saindo do nosso programa e que vão inspirar outros jovens”, destacou Tarcísio de Freitas. “O objetivo é formar atletas olímpicos e investir no esporte como política pública. Vamos trabalhar a sociedade e seu sentido de cidadania desde os primeiros anos da idade escolar”, acrescentou a secretária de Esportes, coronel Helena Reis.