28 MAR 2023
SAÚDE
Prefeitura de Santa Bárbara orienta gestantes sobre importância da atividade física

Pensando na promoção e prevenção da Saúde de mães e seus bebês, as secretarias de Saúde e de Esportes de Santa Bárbara d’Oeste realizaram nesta terça-feira (28) uma roda de conversa com grupo de gestantes sobre a importância da atividade física na UBS (Unidade Básica de Saúde) Planalto do Sol 2. O encontro teve a participação de estagiárias do curso de Enfermagem da FAM (Faculdade de Americana) que palestraram sobre amamentação. No município, o grupo é realizado em todas as UBSs, conforme cronograma pré-estabelecido em cada unidade.

O encontro faz parte das diversas ações voltadas ao acolhimento e cuidado com as gestantes e recém-nascidos realizadas por meio de diversos setores da Secretaria de Saúde, como a Atenção Primária, Vigilância em Saúde, Centro de Referência em Saúde da Mulher, Núcleo de Ações Coletivas, entre outros, além da parceria com o Hospital Santa Bárbara, e em parceria multidisciplinar entre secretarias do Município.

O Grupo de Gestantes traz ações educativas durante o pré-natal - fundamentais para abordar temas como modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, alimentação, cuidados higiênicos, cuidados com as mamas, aleitamento materno, planejamento familiar, entre outros aspectos que visam deixar a mulher mais segura durante a gestação e no período pós-parto.

Visitas de gestantes à maternidade

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com as visitas de gestantes à maternidade do Hospital Santa Bárbara, preparando as futuras mães para o parto, de forma acolhedora e humanizada. A ação tem o objetivo de transmitir maior segurança e informações sobre a gestação, o parto e os primeiros cuidados com os recém-nascidos.

Para participar das visitas, as gestantes devem preencher uma ficha cadastral na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência. As solicitações são encaminhadas ao NAC (Núcleo Ações Coletivas), vinculado à Secretaria de Saúde, que entra em contato com as futuras mães. Durante os encontros, as gestantes são acompanhadas por uma equipe multiprofissional. As visitas à maternidade ocorrem quinzenalmente sempre às quintas-feiras.