30 JUN 2023
Cidade Mirim de Trânsito atende mais de 1.700 alunos no primeiro semestre

A Cidade Mirim de Trânsito “Álvaro de Souza Teixeira” atendeu 1.780 alunos do Jardim II (Educação Infantil) da Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d’Oeste no primeiro semestre deste ano. Desde sua implantação, a Cidade Mirim já recebeu mais de 18 mil crianças de diversas escolas públicas, particulares, de Santa Bárbara e da região. O projeto da Prefeitura, por meio das secretarias de Segurança, Trânsito e Defesa Civil e Educação, é realizado em parceria com o Instituto Renault.

As atividades durante a visita incluem orientações sobre direitos e deveres no trânsito, vivências na mini cidade, na qual as crianças realizam na prática o que aprenderam, realizando a travessia como pedestres e atuando como agentes de trânsito, ciclistas e motoristas na frota mirim, composta por cinco carros elétricos, dez bicicletas e quatro motocicletas. No final recebem a carteira de habilitação mirim, potencializando o sentimento de responsabilidade no trânsito e cidadania, levando conhecimento e reflexão aos seus colegas e famílias.

A iniciativa que é referência na região já recebeu a visita do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e do Ministério das Cidades, para levantamento de informações visando a implantação do projeto em outros municípios do País.

Outras ações efetivas da Cidade Mirim de Trânsito na cidade foram realizadas como gincana com alunos das escolas estaduais e palestras com tema “Faixa de Pedestre: eu respeito” para funcionários, professores e coordenadores da Rede Municipal e Estadual de Ensino e novos Guardas Municipais.

Para o segundo semestre estão abertos os agendamentos para escolas públicas, particulares e entidades. Os interessados podem realizar agendamento pelo e-mail cidademirimsbo@gmail.com ou telefone (19) 3463.5233.