02 OUT 2023
Coral dos grupos da Terceira Idade se apresenta no Centro Dia do Idoso

“Menino da Porteira”, “Asa Branca” e “Couro de Boi”. Essas foram algumas canções apresentadas pelo Coral com integrantes dos grupos da Terceira Idade mantidos pela Secretaria de Promoção Social de Santa Bárbara d’Oeste, para os idosos do Centro Dia do Idoso “Maria de Lourdes Alves da Silva - Dona Nena”, em parceria com a Associação Barbarense das Damas de Caridade - Asilo São Vicente de Paulo, no Cândido Bertini, na última sexta-feira (29).

O evento contou com cerca de 60 idosos que se integraram cantando, dançando, prestigiando e compartilhando histórias em uma manhã especial que encerrou-se com almoço e muito acolhimento. A atividade foi realizada em alusão ao “Dia Internacional do Idoso”, celebrado em 1º de outubro.

O Coral, composto por cerca de 35 membros apresentou sete músicas sob a regência de Noemi Bustillos Depret e coordenação de Livia Nazatto, educadora social responsável pela organização do grupo. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Promoção Social e a ABE, que oferece aulas de canto coral aos integrantes dos 20 grupos da Terceira Idade em dois núcleos, no Centro Social Urbano – às sextas-feiras pela manhã e no CRAS V, no Planalto do Sol, às terças-feiras à tarde.

O próximo evento que integra a programação especial do “Dia do Idoso” será na quinta-feira (5), às 14 horas, no Vida Longa “Rosemeire de Oliveira - Rose”, no Cândido Bertini. Haverá apresentação da Orquestra Barbarense de Violas aos moradores e aos presidentes e vice-presidentes dos grupos de Terceira Idade do Município que foram convidados a participar.

Nos últimos dias, a “Semana do Idoso”, organizada pelo Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria de Esportes reuniu cerca de 300 participantes em três dias de atividades esportivas, lúdicas e de interação – 25, 27 e 29 de setembro, nos ginásios municipais “José Salves”, no Jardim Pérola e “J.J. Bellani”, ao lado do Parque Araçariguama e no CAIC “Irmã Dulce”, no Santa Rita.

Santa Bárbara d´Oeste mantém políticas públicas consolidadas em prol da Melhor Idade. Além dos 20 grupos da Terceira Idade com atividades planejadas para qualidade de vida, há os equipamentos Centro Dia do Idoso “Maria de Lourdes Alves da Silva - Dona Nena”, que promove inclusão e acesso de até 30 idosos às atividades de convivência e acolhimento, o “Vida Longa - Rosemeire de Oliveira - Rose”, que oferece 28 moradias a pessoas com mais 60 anos e o Projeto “60 + Respeito, Carinho e Cuidado” que custeia vagas em ILPI (Instituições de Longa Permanência Para Idosos), priorizando idosos de baixa renda em situação de vulnerabilidade social.