24 OUT 2023
SECRETARIAS
Encontro debate construção de protocolo unificado de atendimento de pessoas em vulnerabilidade em Santa Bárbara
Representantes da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, do Ministério Público do Estado de São Paulo, entidades e conselhos do Município participaram nesta terça-feira (24) da correição ordinária do Ministério Público, realizada no Fórum local. Durante o encontro foi debatida a construção de um protocolo unificado de atendimento de pessoas em vulnerabilidade em Santa Bárbara.

O objetivo proposto durante a correição foi um trabalho em rede, envolvendo os mais variados setores da sociedade, com novo fluxograma de trabalho, integrando novas ações e também alguns projetos já existentes no Município. Entre os projetos citados na reunião estão o “Tempo de Superação” - que dispõe de grupos terapêuticos e reflexivos para o acompanhamento de agressores que praticaram ou praticam violência doméstica e familiar –, o “Ninho – Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora” - que oferece cuidado temporário em casas de famílias acolhedoras, para uma criança, adolescente ou grupo de irmãos de 0 a 18 anos que no momento não podem permanecer na sua família de origem, por determinação judicial –, o “Anjo da Guarda da Mulher”, que previne e combate a violência, monitorando o cumprimento das normas que garantem a proteção e promovem o acolhimento humanizado da mulher, além de demais ações na Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Saúde, Educação e Promoção Social, salientando o alto nível de desenvolvimento humano do Município, o fato de Santa Bárbara d’Oeste ser uma das 10 cidades mais seguras do Brasil (17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública e Anuário 2023 – Cidades Mais Seguras do Brasil), a cidade mais segura do Estado de São Paulo (Instituto Sou da Paz) e a melhor cidade do Brasil em Qualidade de Vida (Revista IstoÉ).

Estiveram presentes na correição o corregedor-geral do Ministério Público do Estado de São Paulo, Dr. Motauri Ciochetti de Souza, os promotores locais Dr. Rodrigo Aparecido Tiago, Dra. Erika Angeli Spinetti, Dr. Luiz Fernando Garcia, Dr. Amélio Pasini Junior e Dra. Luciana Belo Steluti, os promotores assessores da Corregedoria Geral do Ministério Público, Dra. Annunziata Alves Iulianello, Dra. Sultane Rubez Jehá, Dr. Claudionor Mendonça dos Santos, Dra. Denise Cristina da Silva, Dr. Alexandre Cid de Andrade, Dr. Marcelo Duarte Daneluzzi, as secretárias municipais Dra. Márcia Regina Petrini Della Piazza (Justiça e de Relações Institucionais), Lucimeire Cristina Coelho Rocha (Saúde), Tânia Mara da Silva (Educação) e Maria Cristina Silva (Promoção Social), servidores públicos municipais de diversos setores correlatos ao tema, os conselheiros tutelares Antônio Carlos do Carmo Polli, Alexandra Queiroz, Everaldo Borges Vieira, Rafaela Aparecida Paulilo Dantas e Robério Xavier Bonfim, além de representantes de entidades e conselhos do Município.