29 NOV 2023
CONSELHOS
16 Dias de Ativismo terá roda de conversa, dança, blitz educativa e distribuição de laços brancos em Santa Bárbara

Evento é organizado pelo Conselho da Mulher e destaca engajamento dos homens pelo fim da violência contra as mulheres

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, neste ano, será pontuado com roda de conversa, blitz educativa, dança e distribuição de fitas e laços brancos em Santa Bárbara d’Oeste. O objetivo da ação é disseminar informações sobre a rede de proteção à mulher, como o projeto Tempo de Superação, lançado neste ano pelo prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, que se propõe a tratar e trabalhar com homens agressores, encaminhados judicialmente.

O dia 6 de dezembro, quarta-feira, às 9h30, é dedicado ao Dia Internacional e Nacional dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher. A data será marcada pela Roda de Conversa, que ocorrerá no Museu da Água (Rua Camilo Augusto de Campos, 487, Jardim América) e pela entrega de Laços Brancos e fitas.

Como parte da programação, haverá uma Blitz da Paz no dia 9 de dezembro, sábado, na Praça Central e no Tivoli Shopping. Integrantes do Programa Anjo da Guarda da Mulher da Guarda Civil e conselheiras vão entregar fitas, laço branco e material informativo. Para aquecer a abertura da blitz, a professora de dança Paula Ramos e integrantes de grupos de dança do Município vão apresentar, às 9h30, a coreografia Break the Chain da Campanha One Billion Rising na Praça Central.

As atividades são organizadas pelo CMDDM (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher) de Santa Bárbara d’Oeste e Prefeitura, por meio das secretarias de Promoção Social e Segurança, Trânsito e Defesa Civil, SSPCIC (Serviço em Promoção da Cidadania Imaculada Conceição); Tivoli Shopping; LS Bordados; Sindicato Stivar; e Movimento Pedala SBO.

Campanha Laço Branco

No dia 6 de dezembro de 1989, um homem entrou armado na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, e assassinou 14 mulheres e feriu outras 10, suicidando-se em seguida. Em 1991, homens canadenses elegeram o laço branco como símbolo do movimento e adotaram como tema "jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos diante da violência". Assim nasceu a Campanha do Laço Branco: Homens pelo fim da violência contra a mulher.

Confira a programação do 16 Dias de Ativismo de Santa Bárbara d’Oeste:

Roda de Conversa “Homens aliados pelo fim da violência contra a Mulher”
Data: 6 de dezembro, quarta-feira, às 9h30
Local: Museu da Água | Rua Camilo Augusto de Campos, nº 487, Jardim América, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Blitz da Paz - Praça Central
Dia 9 de dezembro (sábado)
9h – Abertura e concentração em frente ao Palco
9h30 – Aquecimento – One Billion Rising - Dança e Gravação
10h – Início da Blitz – Coordenada pelo Anjo da Guarda (participação das conselheiras e Pedala SBO)
(Com participação do Movimento Pedala SBO)

Blitz da Paz – Tivoli Shopping (Anjo da Guarda da Mulher e voluntários/as)
10h30 – Entrada do Shopping e semáforos