29 NOV 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Centro Ecológico de Santa Bárbara completa um ano de atividades

Um ano de vida. O CESB - Centro Ecológico de Santa Bárbara “Eliza Marconi Romano” já recebeu mais de 7 mil pessoas desde que foi inaugurado em 28 de novembro de 2022. O espaço, antigo Parque Ecológico e Viveiro Municipal, nasceu do sonho de oferecer aprendizado em meio à natureza.

Atualmente integra diversas estruturas para proporcionar de maneira lúdica, as melhores experiências dos conceitos como sustentabilidade, responsabilidade ambiental e respeito pela natureza.

Nestes primeiros 12 meses de atividades, as escolas municipais tiveram a oportunidade de visitar o CESB. Foram oferecidas oficinas planejadas por faixa etária e com temáticas diferentes que encantaram, ensinaram e criaram memórias nas crianças, reforçando sua percepção de pertencimento ao meio ambiente.

“Com as mãos na terra”, “Bichinhos de Jardim”, “Semeando Água”, “Fauna Silvestre e Sinantrópica”, “Resíduos Sólidos e Compostagem” e “Arborização Urbana” atenderam estudantes da Educação Infantil (Jardim II) até o 5º ano do Ensino Fundamental.

O espaço também sediou encontros de educação ambiental dos mais variados públicos, como o “Intergerações”, unindo idosos e crianças, Projeto “Gota d´Água”, “Câmara Técnica” do Consórcio PCJ e o “Bacia Caipira”, que une idosos das diferentes cidades banhadas pela bacia do Rio Piracicaba, além de formações da Secretaria da Educação.

O CESB chega a seu primeiro aniversário com o nascimento de três novos integrantes da família da Mini-Fazenda, uma ovelha, um bezerro e uma potra. E reúne em um amplo espaço o Borboletário, o, o Meliponário, o Minhocário, o Mirante, o Herbário Municipal “Prof. Dr. Lindolpho Capellari Jr” e Centro de Equoterapia (construção na reta final), entre outros. O local dispõe de inúmeras possibilidades de aprendizado e conhecimento, como um laboratório a céu aberto.

Programação

O CESB comemora o aniversário em plena atividade. Nesta quarta-feira (29), os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental da Emefei “Antonia Fagnoli Furlan” vivenciaram a oficina com o tema “Bichinhos de Jardim”. No domingo (26), o grupo Aves de SBO promoveu o “birdwatching”, com a observação e registro das espécies encontradas no espaço.

E nesta quinta (30) e sexta-feira (1º) recebe o PCJ Virtual, um projeto de educação ambiental da Agência das Bacias PCJ e Comitê PCJ, com apoio da Sanasa, com oficinas para os alunos da Emefei “Profª Gessi Terezinha B. Carneiro”.

O CESB está localizado na Rua da Cachoeira, 1220, no São Joaquim. O atendimento é de forma gratuita e realizado mediante agendamento. Em breve serão divulgadas novidades sobre as atividades e agendamentos para 2024.