21 MAR 2024
ÁGUA E ESGOTO
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Dia Mundial da Água: DAE de Santa Bárbara promove ações da Educação Infantil à Melhor Idade

Abrangendo um público de 320 pessoas, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste segue com a realização das ações em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22). As atividades gratuitas são voltadas para estudantes da Educação Infantil às pessoas da Melhor Idade, conscientizando para a conservação e uso racional da água. A semana iniciou com “Projeto Gota d’Água” na segunda-feira (18), com estudantes da Escola Estadual “Comendador Emílio Romi”, e Visita à ETA (Estação de Tratamento de Água) II nesta quarta-feira (20), com 40 alunos da Escola de Educação Infantil Imperial.

Já nesta quinta-feira (21), o Parque dos Jacarandás, localizado no Mollon, recebeu o “Jacarandás Educador”, que contou com 30 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Estadual “Maria de Lourdes Beozzo Franchi”. Com envolvimento das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Saúde, além do DAE, o projeto propõe o estudo do meio, colocando as crianças em contato com os elementos naturais e o contato direto com a terra, água, ar, plantas e animais.

O “Projeto Semeando Água – a restauração florestal como estratégia de resiliência hídrica” será trabalhado nesta sexta-feira (22) com 30 alunos do 7º ano da Escola Estadual “Benedita Aranha Oliveira - BAOL”, no CESB (Centro Ecológico de Santa Bárbara), no São Joaquim. E na próxima segunda-feira (25) 110 alunos da Escola Estadual “Comendador Emílio Romi”, do 1º ano do Ensino Médio, participarão do “Projeto Gota d’Água”, com o tema “Justiça Ambiental e Resiliência Hídrica”. As ações têm parceria com o Consórcio PCJ.

Por sua vez, na terça-feira (26), haverá integração com os novos funcionários do DAE, admitidos recentemente em Concurso Público, em visita às represas São Luiz e Santa Alice, ETA II e ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Toledos II, por meio do “Conheça o DAE”.

Por fim, o “Projeto Bacia Caipira 2024 – com o tema “União pela água, reconexão com a Terra” iniciará seus encontros na quarta-feira (27) no antigo Mirante de Piracicaba, com participação do grupo da AMEV barbarense e o grupo da Estação do Idoso José Nassif de Piracicaba. O projeto ocorre em parceria entre o DAE barbarense, Secretaria de Educação, Estação Experimental do Tupi e Prefeitura de Piracicaba e atende cerca de 80 idosos de Santa Bárbara e Piracicaba.

Birdwatching

Também com apoio do DAE e Prefeitura, a data contará com birdwatching (observação de aves em inglês) neste domingo (24), às 7 horas, na Represa de Cillo. O ponto de encontro será na Rua Marechal Hermes da Fonseca, 108, na esquina do Parque Araçariguama, no Jardim Itamaraty, onde os participantes seguirão para a represa. A participação é gratuita e não requer equipamento especializado. E as vagas são limitadas. Para participar é preciso se inscrever antecipadamente no site https://linktr.ee/prefeiturasbo

A pessoa interessada que tiver e quiser pode levar binóculos, câmeras e cadernos de anotações. Durante o encontro os participantes também receberão um guia de aves e poderão realizar o registro das mesmas, contribuindo para o inventário da fauna de Santa Bárbara d’Oeste.

Mais informações da agenda do grupo estão disponíveis no perfil do Instagram @avesdesbo