26 ABR 2024
SAÚDE
Saúde promove encontro entre médicos veterinários para debater cenário da Esporotricose

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio dos Departamentos de Vigilância em Saúde e de Vigilância em Zoonoses, promoveu nesta quinta-feira (25) um encontro para debater o Cenário Atual da Esporotricose. A iniciativa, realizada em parceria com a AMVASB (Associação de Médicos Veterinários de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Região), reuniu 49 pessoas no Centro de Cultura Ambiental, sendo 46 veterinários dos municípios de Santa Bárbara d´Oeste, Americana, Nova Odessa, Araras, Leme e Rio Claro.

O encontro teve o objetivo de debater junto aos médicos veterinários o cenário atual da esporotricose animal e alinhar estratégias para notificação compulsória da doença no município e região. Durante a iniciativa, a médica veterinária Eliane Stradioto de Andrade, ministrou palestra sobre o tema, abordando: Aspectos Clínico-Epidemiológicos da Esporotricose Animal; Protocolo de Notificação da Esporotricose Animal no Município de Santa Bárbara d´Oeste - Lei Municipal nº 4.394/2023, de autoria da vereadora Kátia Ferrari; e Apresentação do Plano Municipal de Prevenção e Controle da Esporotricose Animal no Município.

“Com o aumento no número de casos da esporotricose animal no município e nas cidades da região, é fundamental que os profissionais que atuam na área estejam cada vez mais atualizados para reconhecer a doença e as suas particularidades, ao se deparar com animais suspeitos”, destacou Eliane.

“A participação da Associação Regional e dos profissionais em capacitações e debates amplia a capacidade de vigilância dessa enfermidade nos animais, contribuindo positivamente para a prevenção e promoção da saúde animal e humana, uma vez que essa doença zoonótica vem apresentando aumento considerável em todos os municípios e regiões do país”, completou o chefe da Vigilância em Saúde, Wilson José Guarda.

Ações

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, segue com um cronograma de ações e orientações sobre a esporotricose animal no Município. Durante as atividades, técnicos do Setor de Controle Animal do Departamento de Vigilância em Zoonoses (DVZ) visitam residências notificadas para a entrega de material informativo e esclarecimento de dúvidas. O setor também segue com um cronograma de palestras nas unidades escolares da cidade.

Dentre os objetivos das ações, estão conscientizar a população sobre a esporotricose e incentivar o tratamento precoce dos animais acometidos pela doença. A esporotricose animal é uma doença de notificação obrigatória na cidade - Lei Municipal nº 4.394/2023 - e todos os casos suspeitos ou confirmados em animais (cães e gatos) devem ser notificados pelo profissional responsável, por meio do e-mail: ccz.saude@santabarbara.sp.gov.br

A doença

A esporotricose é uma zoonose causada por um fungo do complexo Sporothrix, encontrado no solo associado a restos vegetais. No Brasil, o principal causador da micose é o Sporothrix brasiliensis. Atualmente, o felino doente é considerado o principal transmissor da doença.

Os principais pontos na prevenção da doença incluem:

- Usar luvas no manejo de animais doentes e na lida com a terra;

- Higienizar com água sanitária o ambiente e objetos possivelmente contaminados;

- Os animais, principalmente os felinos, não devem ter acesso à rua. Essa é a principal forma de prevenção para os animais. Mantenha-os sempre em ambientes controlados;

- A esporotricose é uma doença que tem cura quando o tratamento é adequadamente indicado por veterinário e conduzido pelo proprietário do animal. Animais doentes não podem ser abandonados. Quem o faz incorre em crime contra o meio ambiente;

- Os animais que vieram a óbito pela doença não podem ser enterrados. Procure pelo Departamento de Vigilância e Zoonoses (DVZ) para incineração do animal.

Em caso de dúvidas e mais informações, as pessoas podem entrar em contato no Departamento de Vigilância em Zoonoses pelo telefone (19) 3454.4020, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.