Ir para o conteúdo

Município de Santa Bárbara dOeste e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Município de Santa Bárbara dOeste
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Rede Social Rádio Santa Bárbara FM
Notícias
JUN
23
23 JUN 2026
SAÚDE
Prefeito Rafael Piovezan e vice-prefeito Felipe Sanches apresentam o Cidade Saúde em visitas guiadas
receba notícias
O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, e o vice-prefeito Felipe Sanches vêm conduzindo visitas guiadas ao Cidade Saúde “Lucimeire Cristina Coelho Rocha”, estrutura que será inaugurada nesta quarta-feira (24), às 9h30, com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
 
“Este prédio é a consagração de um trabalho que vem sendo feito ao longo de muitos anos. É um sonho que está sendo realizado e, ao mesmo tempo, um legado importante que fica para a população de Santa Bárbara d’Oeste. Estamos falando da maior transformação da Saúde Pública do nosso Município, com uma estrutura que reorganiza e amplia a capacidade de atendimento da rede. E a presença do governador Tarcísio de Freitas na inauguração reforça ainda mais esse trabalho, dando ainda mais peso e relevância a este importante investimento do Município”, afirmou o prefeito Rafael Piovezan.
 
Nesta segunda-feira (22), houve uma visita direcionada a profissionais da imprensa. Na sequência, estiveram no local vereadores, secretários da Prefeitura, servidores municipais e representantes do Judiciário. À noite, o espaço recebeu lideranças políticas e religiosas.
 
As visitas seguem na noite desta terça-feira, com empresários, empreendedores, parceiros, loteadores, organizações da sociedade civil e representantes de faculdades. O Cidade Saúde fica no cruzamento das avenidas Santa Bárbara e Vereador Antonio Carlos de Souza (Antonio da Loja), no Jardim Alphacenter.
 
“Essas visitas são fundamentais neste momento que antecede a inauguração, pois permitem que diferentes segmentos da sociedade conheçam de perto a estrutura, compreendam a dimensão do investimento realizado e entendam como os serviços serão organizados. É também uma forma de garantir transparência, diálogo e alinhamento com a população e com as instituições parceiras”, afirmou o vice-prefeito Felipe Sanches.
 
Homenagem
 
Entre os visitantes, estavam familiares da ex-secretária de Saúde Lucimeire Cristina Coelho, que comandou a pasta de 2016 até seu falecimento, em 2024, e hoje empresta o nome ao Cidade Saúde, a partir de uma lei de autoria do prefeito Rafael Piovezan. Estiveram presentes o esposo Kleber Soares da Rocha, a mãe Luzia Coelho Bonfim, a irmã Regiane Bonfim e os filhos Rafaela e Breno Coelho Rocha.
 
"Tenho décadas de trabalho com a Lucimeire, e ela sempre foi uma guerreira. Nunca faltou a ela a coragem para enfrentar os desafios. E agora fazemos essa homenagem pelo legado e por toda a história que ela construiu. A Lucimeire deixou uma equipe que se dedicou todos os dias para fazer o melhor e honrar todo o trabalho que ela fez na Prefeitura", ressaltou o prefeito Rafael Piovezan.
 
O esposo de Lucimeire destacou toda a luta dela para que Santa Bárbara d’Oeste pudesse contar com uma estrutura como o Cidade Saúde.
 
“O foco dela era fazer o melhor pela cidade e pela população. Então, sem dúvidas, ela amaria muito este momento. É gratificante essa homenagem, porque era um sonho dela, e pode ter certeza de que ela está presente, eu sinto isso. E ela está muito feliz”, declarou Kleber.
 
Formada em Serviço Social pelo Unisal (Centro Universitário Salesiano), Lucimeire era especialista em Gestão Pública em Saúde pela Faculdade de Medicina de São Paulo e especialista em Regulação em Saúde pelo Hospital Sírio-Libanês.
 
Era servidora pública concursada no Município desde 1999, atuando como assistente social da Saúde, coordenadora do Pronto-Socorro "Dr. Afonso Ramos", do Serviço Social da Saúde, do Centro Médico de Especialidades e da Central de Regulação Municipal, além de diretora de Gestão Estratégica em Saúde e secretária de Saúde.
 
Lucimeire teve uma carreira marcada pelo comprometimento e dedicação, sendo uma defensora ativa do SUS (Sistema Único de Saúde) e dos seus representantes. À frente da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, desempenhou um papel fundamental na implementação de políticas e programas voltados para o bem-estar da população.
 
Além de sua atuação local, Lucimeire também foi uma representante ativa dos gestores da CIR (Comissão Intergestores Regional) Metropolitana de Campinas junto ao COSEMS/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), onde também atuou como diretora, sendo protagonista no desenvolvimento e fortalecimento da Saúde em âmbito regional. Ela faleceu em 14 de janeiro de 2024, aos 48 anos.
 
Sobre o Cidade Saúde
 
O Cidade Saúde reunirá setores estratégicos da Saúde Municipal, como Centro de Especialidades, Central de Regulação, Vigilância em Saúde e Farmácia Municipal, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo a integração dos serviços. Cerca de 300 pessoas vão trabalhar no local.
 
A estrutura abrange consultórios de especialidades, salas de enfermagem, farmácia, recepção, triagem, salas de reunião e setor administrativo.
 
O complexo também conta com geração de energia por meio de placas fotovoltaicas, o que representa uma economia estimada de cerca de R$ 180 mil por ano. Além disso, o projeto inclui iluminação e ventilações naturais, lâmpadas de LED e sistema de ar-condicionado, garantindo conforto aos usuários e profissionais.
 
O Cidade Saúde contará com consultas integradas, por meio das chamadas OCIs (Ofertas de Cuidados Integrados), bem como mutirões de exames e procedimentos, incluindo cirurgias de pterígio e catarata e nasolaringoscopias, entre outras ações voltadas à redução das demandas reprimidas no Município.
 
Outro avanço importante será a ampliação dos atendimentos oftalmológicos, que passarão a contar com estrutura moderna, maior número de consultórios e equipamentos atualizados, proporcionando mais capacidade de atendimento e maior efetividade nos serviços prestados.
 
A rede de cuidados também será fortalecida com a criação do Ambulatório de Ostomia e do Ambulatório de Feridas, além da implantação de novos serviços como os de grupos educativos voltados à obesidade infantil e ao diabetes tipo 1.
 
Outro diferencial será a implantação do Centro de Procedimentos Ambulatoriais, ampliando o acesso da população a procedimentos odontológicos, dermatológicos, urológicos e pequenas cirurgias. A unidade também terá farmácia integrada, permitindo que o paciente retire alguns dos medicamentos prescritos no próprio local.
 
A expectativa é de realização de 12 mil a 13 mil procedimentos mensais, consolidando um modelo de atenção mais eficiente, integrado e alinhado às diretrizes do SUS.
Seta
Telefone: (19)3455-8000
Endereço: Av. Monte Castelo, 1000 - Jd Primavera | CEP: 13450-901
Das 9 às 16 horas
Município de Santa Bárbara dOeste
Versão do Sistema: 3.5.3 - 19/06/2026
Copyright Instar - 2006-2026. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia