A abertura oficial da Semana da Água foi realizada nessa segunda-feira (18/09) na sede da Secretaria Municipal de Educação.
A abertura oficial da Semana da Água foi realizada nessa segunda-feira (18/09) na sede da Secretaria Municipal de Educação. Participaram da solenidade alunos da EMEF "Professora Ruth Garrido Roque", que tocaram flautas e alunos da ADI "Geraldo Rocha Campos", que apresentaram o jogral "Carta Européia da Água".
Por uma semana as atividades de rotina em cada escola municipal darão lugar a uma programação voltada à água e ao meio ambiente. Nesse ano, o tema será "Sustentabilidade Financeira e Bacia Hidrográfica".
Para o prefeito José Maria de Araújo Júnior, o Município tem condições privilegiadas de armazenamento de água se comparado com cidades vizinhas. "Apesar de Santa Bárbara d'Oeste ser favorecida quando se trata de água, nós estamos atentos. Temos uma equipe grande cuidando do abastecimento da cidade e preocupada com a preservação dos recursos hídricos", destacou. O prefeito salientou ainda que a preservação da água potável é o desafio da nova geração da qual fazem partes os alunos que são o público-alvo da Semana da Água.
O diretor superintendente do DAE, Jarbas Fornasari, lembrou que, além de garantir o abastecimento, a Prefeitura também se preocupa com a qualidade da água. "Parte da rede de abastecimento na região da Vila Linópolis, que é muito antiga, está sendo trocada e também estamos empenhados no tratamento do esgoto", contou Fornasari.
A secretária de Educação, Neuza Carleto, salientou a importância dos alunos serem multiplicadores dos cuidados que se deve ter com o meio ambiente. "A Semana da Água movimenta nossas escolas e desperta nos alunos a necessidade de ser ter consciência ecológica apurada", lembrou Neuza.
Durante a Semana da Água devem ser plantadas cerca de 350 mudas de árvores nas escolas municipais. Foram escolhidas a Ameixa Amarela, a Aroeira Pimenta, Aroeira Salsa, a Coreotéreia e o Ipê Branco. Além disso, haverá palestras, exposições e distribuição de materiais educativos que abordarão temas como o lixo, sucatas e a importância da coleta seletiva e da reciclagem.
Programação
Na terça-feira (19/09) alunos de seis escolas municipais assistirão palestras no Viveiro Municipal. O tema será "Mata Ciliar e Técnica de Preparação de Mudas". As palestras terão início às 9h00, às 14h00 e às 15h00 e terão uma hora de duração.
Na quarta-feira (20/09) será a vez de mais três escolas irem ao Viveiro Municipal. As palestras, com o mesmo tema, terão início às 8h00, às 9h00 e às 14h00.
Na quinta-feira (21/09) haverá plantio de árvores no Parque dos Ipês às 8h00 e às 14h00. Os alunos da EMEF "Vereador José Luiz Gomes da Silva" também plantarão mudas de árvores, às 8h00, no jardim da escola.
O encerramento da Semana da Água será realizado na sexta-feira (22/09) no Teatro Municipal Manoel Lyra. Haverá apresentação do coral da EMEFEI "Professora Maria Regina Barbosa Carpim" e da peça teatral "É a Gota d'Água" com a Cia. de Teatro Xek-Mat.
Durante toda a Semana da Água também serão realizadas exposições com trabalhos produzidos pelos alunos das escolas municipais. Eles poderão ser vistos no Teatro Municipal Manoel Lyra, no saguão do DAE, na Secretaria Municipal de Educação e na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.