Avaliação preliminar do Fundo Social de Solidariedade aponta que as expectativas foram superadas.
A 20ª edição da Festa da Migração reuniu cerca de 25 mil pessoas durante o final de semana na Praça da Migração, zona leste da cidade, de acordo com a organização do evento. Avaliação preliminar do Fundo Social de Solidariedade aponta que as expectativas foram superadas em virtude da presença do publico e a comercialização de alimentos e bebidas por parte das entidades participantes. "A avaliação é positiva. Apesar do tempo ter nos dado um susto, a presença do público, que participou, cantou e dançou com as atrações, foi excelente", disse a presidente Jandira Bagnoli Araújo.
Com relação ao movimento nas barracas das entidades ela se mostrou otimista. "Foi possível notar que as barracas estavam sempre com muita gente e em conversa rápida com os representantes deu pra ver que todos estavam satisfeitos", afirmou. Nos próximos dias será realizada uma reunião entre o Fundo Social e as entidades para avaliar o evento.
A estrutura montada para a festa contou com gerador de energia e banheiros químicos. Algumas mudanças ocorreram este ano. Uma delas foram as barracas disponibilizadas para as entidades, em forma de pirâmide, dando um visual mais bonito e aumentando o espaço para atendimento ao público, considerada muito positiva. Tanto no sábado como no domingo o movimento foi intenso em todas elas, inclusive alguns alimentos chegaram a acabar.
As atrações musicais preparadas pela Secretaria de Cultura e Turismo também foram elogiadas por todos. Samba, pagode, sertanejo, pop rock e forró universitário fizeram parte das apresentações. Os destaques foram os shows do "Cover Rock Legião Urbana e Raul Seixas" e a banda de forró universitário "Fala Mansa", que agitaram o público.
A segurança, realizada pela Guarda Civil e com o apoio da Polícia Militar, também foi eficiente, já que nenhuma ocorrência grave foi registrada. O patrulhamento contou com soldados e estagiários andando pelo local e viaturas em pontos fixos e circulando pelas ruas ao redor da praça, oferecendo tranqüilidade ao público presente, composto em grande parte por famílias e jovens.
Participaram da festa as entidades: Conferência São Francisco de Assis (Vicentinos) Jardim Pérola; Conferência Imaculada Conceição (Vicentinos) Cidade Nova; Conferência Sagrada Família e Conferência São Sebastião (Vicentinos) Jardim Europa; Associação de Moradores do Bairro Planalto do Sol - Amplasol; Associação de Moradores do Bairro Jardim Esmeralda - Amje; e Associação de Moradores do Bairro Mollon - Amobam, além do Fundo Social de Solidariedade.