Durante toda essa semana alunos participam de atividades que enfocam a qualidade e a importância da alimentação.
Durante toda essa semana alunos da Escola Municipal de Educação Infantil "Professora Sônia Bataglia Cardoso" participam de atividades que enfocam a qualidade e a importância da alimentação. A iniciativa foi denominada como Projeto Alimentação Saudável, do qual participam os 105 alunos da escola que fica localizada no Bairro Santa Rosa II.
O Projeto começou em sala de aula. As professoras apresentaram aos alunos a pirâmide alimentar. Eles descobriram que existem os grupos de alimentos e que cada um contribuiu para o bom funcionamento do organismo de diferentes formas. Com isso, conheceram o conceito de alimentação equilibrada e foram orientados a comer em cada refeição um alimento de cada um dos grupos mostrados na pirâmide seguindo o número de porções diárias. Assim a alimentação ficará variada e mais nutritiva.
Ainda em sala de aula as professoras explicaram para os alunos todo o processo pelo qual passa a merenda que eles comem todos os dias. Com isso, eles descobriram que existe um Setor de Alimentação Escolar ligado a Secretaria Municipal de Educação e que nele trabalha uma nutricionista. Aprenderam que cabe a ela elaborar cardápios diferenciados tendo como base as necessidades dos diferentes grupos de alunos durante o tempo em que eles estão nas escolas. Eles puderam observar o cardápio que é utilizado para eles. O objetivo das professoras foi estimular a valorização da merenda escolar entre os alunos.
Além de teoria foram planejadas atividades para que os alunos pudessem praticar os conceitos de alimentação saudável que receberiam. Nessa terça-feira (10/10), por exemplo, os alunos do período da manhã, matriculados no Jardim 2 e na Pré-Escola, comeram na merenda uma salada de frutas. Como a proposta era motivar e integrar os alunos, as professores pediram que eles levassem as frutas que preferiam. Na salada havia mamão, morango, maçã, laranja, goiaba, pêra, além de creme de leite e leite condensado. "Antes de preparar a salada nós levamos as frutas para a sala de aula e separamos para eles terem noções de variedade e de quantidade. Com isso, além de trabalhar hábitos alimentares saudáveis nós também temos a oportunidade de abordar conteúdos de disciplinas como matemática", contou a dirigente da Emei, Rosane Aparecida dos Santos Bordão. Depois de comerem e repetirem, todos copiaram a receita da salada de frutas para levar para casa.
Para os alunos do período da tarde, que cursam Jardim 1 e Jardim 2, foram programadas atividades diferenciadas. Eles farão, por exemplo, um livro de receitas e para isso contarão com a colaboração dos pais. Para que eles assimilem o conteúdo com maior facilidade, as professoras decidiram incluir no trabalho a personagem de revistas em quadrinhos Magali, por ser conhecida entre os alunos devido ao apetite insaciável. Através dessa proposta as professoras buscam incentivar a participação efetiva da família nos momentos importantes da escola, incorporar hábitos alimentares e de higiene, conscientizar sobre a necessidade de evitar o desperdício da alimentação e estimular a pesquisa.